Trocar de emprego é sua resolução de Ano-Novo? Saiba se janeiro é boa hora
Resumo da notícia
- Especialista afirma que não há época ruim para procurar emprego
- É preciso paciência, porque ritmo das empresas é menor no início do ano
- Expectativa do mercado é que haja mais vagas de trabalho neste ano
- Contratações devem ter maior intensidade a partir do meio do mês
Na primeira semana de janeiro, muitos começam a correr para colocar as resoluções do Ano-Novo em prática: perder peso, aprender algo novo, parar de fumar, passar mais tempo com a família e trocar de emprego (ou arranjar um).
O desejo de mudar de vida e alcançar mais satisfação no início de ano faz muitas pessoas correrem atrás de um novo trabalho. Mas será uma boa época para isso?
É hora de buscar emprego?
Segundo Lucas Oggiam, diretor da empresa de recrutamento Michael Page, ainda que o ritmo das empresas seja mais lento nos primeiros dias do ano, vale a pena iniciar a busca, principalmente a partir do dia 6 de janeiro, data em que as empresas que pararam para as festas deverão retomar as atividades.
Oggiam afirma que, nessa época, é preciso ter mais paciência. Até o meio do mês, por volta do dia 15, a movimentação é menor, porque muitos chefes e profissionais de recrutamento ainda estão de férias ou retornando do recesso. Se há menos pessoas trabalhando, há menos pessoas contratando também, afirma. Por isso as respostas e oportunidades costumam demorar mais.
Na segunda metade de janeiro o ritmo deve normalizar.
Quem deve oferecer vagas?
O mercado está animado para este ano, acreditando na melhora da economia e em um ritmo maior de contratações em 2020. Oggiam afirma que janeiro de 2019 foi o melhor em quatro anos, e a expectativa é que neste ano o volume seja um pouco maior.
O diretor da Michael Page afirma que alguns setores estão mais em alta, como tecnologia, mercado financeiro, saúde e agronegócio.
Além disso, ainda deve haver um resquício do varejo, que fica mais aquecido no final do ano.
Ele diz que há algumas particularidades no mercado de trabalho em janeiro e aponta dois cenários mais comuns entre as empresas que estão contratando.
O primeiro é o de chefes que não conseguiram preencher até dezembro todas as vagas disponíveis, e estão com maior pressa para completar a equipe no início do ano.
Do outro lado, há empresas que estão renovando o orçamento, iniciando novas buscas de profissionais e abrindo vagas.
O que fazer?
As dicas para quem está procurando emprego nesta época não são diferentes das dos demais meses: atualize seu currículo, que deve ser claro e objetivo, e ative sua rede de contatos, falando com pessoas que possam abrir portas ou indicar caminhos de onde haja vagas disponíveis.
No caso do networking, Oggiam ressalta que é sempre mais produtivo procurar quem você já conhece ou trabalhou junto. Tende a funcionar mais do que contatar pessoas com quem nunca falou.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.