IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jovem Aprendiz dos Correios: começam inscrições para o programa

Prédio sede dos Correios - Divulgação
Prédio sede dos Correios Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/04/2020 11h02Atualizada em 05/04/2020 15h04

Os Correios abriram as inscrições para o seu Programa Jovem Aprendiz. São 4.462 vagas, mais a formação de cadastro de reserva, disponíveis em todo o país. As inscrições ficarão abertas até 30 de abril, e podem ser feitas neste link (veja abaixo um passo a passo). Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos na condição de pessoa com deficiência, e 20% aos que se declararem negros e pardos.

Saiba mais detalhes abaixo.

Quem pode participar?

Para participar, é preciso, entre outros requisitos:

  • ter entre 14 e 22 anos de idade completos
  • cursar, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental
  • estar matriculado e frequentando a escola
  • não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz dos Correios nem ter mantido vínculo empregatício com a empresa

Como será a seleção?

A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade na inscrição, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital.

Qual a jornada?

Os jovens selecionados terão uma jornada semanal de 20 horas.

O que o aprendiz ganha?

Os jovens receberão o salário mínimo por hora, no valor de R$ 490,83, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

Quais as áreas de atuação?

Durante a vigência do contrato especial de aprendizagem, o Jovem Aprendiz conciliará a fase teórica dos cursos de Assistente Administrativo e de Assistente de Logística, em entidade qualificada na formação técnico-profissional, e a fase prática nos Correios.

Como fazer a inscrição?

  • Acesse o site dos Correios (link aqui)
  • Clique em "Não tenho cadastro"
  • Leia as regras de inscrição, marque o campo "EU LI E ESTOU DE ACORDO COM AS REGRAS DO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DO JOVEM APRENDIZ" e clique em "Avançar"
  • Preencha os seus dados cadastrais (os campos marcadas com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório; os demais podem ser deixados em branco), marque o campo "Autorizo a ECT a enviar mensagens eletrônicas sobre a confirmação das inscrições realizadas" e clique em "Gravar"
  • Na tela seguinte, serão apresentados os dados que você preencheu. Ao fim da página, clique em "Sim" se os dados estiverem corretos. Se estiverem errados, clique em "Não, desejo alterar os meus dados" e faça as correções necessárias
  • Na tela seguinte, selecione o cargo desejado ("Jovem Aprendiz - assistente administrativo"), escolha a cidade desejada e escolha a faixa etária ("Entre 14 e 24 anos"). Mais para baixo, selecione o turno
  • Marque os campos se for concorrer por meio de cota para pessoa com deficiência ou para negros. Depois, clique em "Avançar"
  • Aparecerá uma mensagem: "Tem certeza que deseja concorrer a vaga em (nome da cidade escolhida)?". Clique em OK.