IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

10 estudantes serão escolhidos para evento em Harvard e MIT com tudo pago

Campus da Universidade Harvard em Cambridge, em Massachusetts - Wikimedia Commons
Campus da Universidade Harvard em Cambridge, em Massachusetts Imagem: Wikimedia Commons

Do Estudar Fora*

11/10/2020 04h00

Todos os anos, a Brazil Conference coloca as discussões sobre o país no centro dos debates das universidades Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). No evento, nomes de destaque de setores do governo, empresas e organizações brasileiras são convidados para as mesas de debate. E, com apoio da própria organização, alunos de universidades daqui também podem participar.

Serão selecionados dez estudantes de instituições de ensino superior, dois de cada uma das cinco regiões do país. As inscrições vão até 19 de outubro e podem ser feitas por meio deste link.

Quais são os benefícios

Segundo Mariana Zanholo, embaixadora da Brazil Conference 2019, "a gente ganha todos os custos para a viagem". A bolsa cobre as despesas com emissão de passaporte e visto para os EUA, passagens aéreas, acomodação e um valor para refeições fora da conferência. "Como lá é bem frio, eles até ajudam a conseguir casacos se precisar", conta Mariana.

Além disso, os embaixadores chegam ao país um dia antes da conferência, e saem um dia depois. Eles participam de todas as atividades da Brazil Conference e ganham um "tour" por Harvard e pelo MIT. Também participam de atividades de divulgação da conferência e sobre suas experiências.

Como se candidatar à Brazil Conference

Os estudantes devem estar matriculados na graduação e ter um histórico de engajamento em iniciativas diversas, incluindo projetos educacionais, sociais ou ambientais. O processo seletivo divide-se em três fases. Primeiro, a inscrição online com dados básicos do candidato, bem como um vídeo introdutório. Nessa etapa, os estudantes também devem explicar o motivo por trás de seu interesse no evento. E segundo o edital do programa, no campo "Nome da equipe", o candidato deve inserir o próprio nome.

O segundo passo exige que o aluno responda a uma série de perguntas. Por exemplo, "como sua participação na Conferência será relevante?". Nessa etapa, também e necessário enviar um vídeo com mais detalhes sobre uma das iniciativas nas quais o candidato está envolvido em sua instituição ou comunidade. Já a terceira fase, a final do processo, será uma entrevista online com os pré-selecionados. A partir daí, então, os dez aprovados se tornam Embaixadores da Brazil Conference de 2021.

Mariana ressalta que o processo de candidatura em si já é uma experiência enriquecedora. "O processo todo me fez pensar muito no que eu já fiz, e no impacto que isso teve na vida dos outros", comenta. "Outro ponto positivo foi o retorno que eles mandaram. A cada nova fase eles enviavam emails legais, com inspirações. São bem pontuais e te envolvem bastante no processo desde o início", relata. As inscrições vão até 19 de outubro!

Como é ser embaixador da Brazil Conference?

Segundo Mariana, além dos benefícios mais concretos, ser embaixador da Brazil Conference também oferece uma série de experiências positivas. A primeira delas é o convívio com os outros nove embaixadores. "A gente se conheceu antes de ir, mas é outra coisa você estar lá. Foi muito rico conviver com eles", recorda.

Além disso, a participação permite "ter contato com muita gente, embaixador ou não, que realmente trabalham pela transformação do país". Ver pessoas que tinham a oportunidade de estudar fora mas, mesmo assim, estavam determinadas a voltar para o Brasil depois para causar impacto positivo em diversas áreas foi, para Mariana, uma experiência inspiradora.

E, claro, há também os aprendizados que uma experiência no exterior traz. "Sempre quis estudar fora, e acho que consegui realizar isso num momento muito oportuno. Conhecer Harvard e o MIT eram coisas que eu achava que ainda estavam muito distantes", diz.

Para quem pensa em se candidatar, Mariana recomenda se informar bem tanto sobre o processo quanto sobre a Brazil Conference. "Quando eu decidi que me candidataria, aquilo virou um objetivo. Imprimi o edital, li direitinho, me preparei para todas as fases, pensei no impacto das coisas que eu fiz", conta.

* O texto "Brazil Conference seleciona dez brasileiros para evento com tudo pago em Harvard e MIT" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.