Topo

Qual teste devo prestar se quiser fazer faculdade fora do país?

Do Estudar Fora*

26/07/2021 04h00

O SAT ou "Scholastic Aptitude Test" (Teste de Aptidão Escolar) é um dos exames exigidos para ingressar nos cursos de ensino superior dos EUA. Até recentemente, a prova era utilizada pela maioria das universidades estadunidenses nos processos de admissão para graduação para avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através do conhecimento em matemática, linguagem e interpretação de textos e escrita. Saiba como funciona o SAT.

Entretanto, desde o início de 2021, a exigência dos exames pelas principais universidades norte-americanas sofreu algumas alterações. O MIT, por exemplo, suspendeu a necessidade do SAT e ACT para applications em 2021 e 2022.

College Board deixa de oferecer o SAT Subjects e Essay

Em janeiro deste ano, a Associação College Board anunciou que deixou de oferecer o SAT Subjects e Essay. Para estudantes internacionais, os testes foram encerrados em junho de 2021. De acordo com a associação, a mudança foi adotada para reduzir as "demandas dos alunos". A partir de 2021, os exames de SAT tendem a ser substituídos pelos AP tests.

A mudança tem sido debatida há algum tempo e visa tornar o ensino superior mais acessível para os estudantes norte-americanos. Entretanto, para os alunos estrangeiros, o acesso aos AP tests é mais dificultado. Atualmente, as provas são aplicadas apenas em escolas brasileiras de ensino bilíngue.

SAT ou ACT?

Confira o texto publicado no site do The Princeton Review com dicas para escolher entre os exames SAT e ACT. A Princeton Review é uma das principais publicações americanas sobre orientação para o processo de admissão em universidades.

As universidades aceitam tanto o SAT quanto o ACT. Então, qual você deveria fazer?

Tudo depende dos resultados. Alguns alunos acabam tirando uma nota maior no SAT, outros vão melhor no ACT. Para você não ter que apelar para a bola de cristal, criamos o The Princeton Review Assessment (PRA) projetado para ajudá-lo a determinar qual teste se encaixa melhor com as suas habilidades.

Para ajudá-lo a focar seus estudos no exame correto, aqui estão sete principais diferenças entre o SAT e o ACT:

As perguntas do ACT tendem a ser mais diretas

As questões do ACT são muitas vezes mais fáceis de entender em uma primeira leitura. Já no SAT, você pode gastar tempo tentando descobrir o que está sendo pedido antes que comece a resolver o problema. Para você ter um exemplo, aqui estão alguns modelos de perguntas do essay no SAT e do teste escrito (nome deles para essay) no ACT:

  • SAT: Qual é a sua visão da afirmação de que algo mal sucedido ainda pode ter algum valor?
  • ACT: Na sua opinião, os colégios devem ser mais tolerantes com estudantes que colam durante as provas?

O SAT tem uma forte ênfase em vocabulário

Se você é um amante das palavras, vai adorar o SAT. Se as palavras não são seu forte, você pode se sair melhor no ACT.

O ACT tem uma seção de Ciências e o SAT não tem

Você não precisa saber nada sobre amebas ou reações químicas para a seção de Ciência do ACT. Ela foi criada mais para testar suas habilidades de leitura e de raciocínio com base na análise de um determinado conjunto de fatos. Mas, se você tem fobia à ciência, o SAT pode ser a melhor opção.

A ACT testa conhecimentos matemáticos mais avançados

Além de aritmética básica, álgebra I e II e geometria, o ACT testa seus conhecimentos de trigonometria. Mas a seção de matemática do ACT não é necessariamente mais difícil, já que muitos estudantes acham as perguntas mais diretas do que as do SAT.

A Prova Escrita do ACT é opcional no dia do teste, mas exigida por muitas escolas

O essay do SAT, realizado em 25 minutos, é obrigatório e a pontuação é integrada na seção de writing. Já a prova escrita do ACT dura 30 minutos e é opcional. Se você optar por fazê-la, a nota não será incluída na sua pontuação geral. As escolas vão analisá-la separadamente. Muitas faculdades exigem a seção de escrita do ACT, então não se esqueça de verificar com as escolas em que você está se candidatando antes de fazer o teste.

O SAT é dividido em mais seções

No ACT, você fará cada área de conteúdo (Inglês, Matemática, Leitura e Ciências) em um grande bloco, com o teste de escrita opcional ao final. No SAT, as áreas de conteúdo (Leitura, Matemática e Redação) são divididos em 10 seções, sendo o essay exigido no início do teste. Você pode fazer um pouco de matemática, escrever um pouco, um pouco de leitura crítica, um pouco mais de matemática, etc. Ao escolher entre o SAT e ACT, pergunte a si mesmo se fazer um pouco de cada matéria vai confundi-lo ou ajudar a manter-se energizado durante o teste?

O ACT é um exame mais generalista

No SAT, os admissions officers se preocupam mais como você desempenhou em cada seção. No ACT, eles são mais preocupados com a sua pontuação final. Então, se você é fraco em uma área de conteúdo, mas forte em outras, você ainda pode tirar uma boa nota ACT e, assim, causar uma forte impressão na comissão de admissão.

No livro ACT ou SAT? da Princeton Review você encontra informações adicionais sobre ambos os testes (incluindo diversas questões práticas), e um exame de avaliação completo para ajudá-lo a fazer a escolha certa. Compre seu exemplar na livraria online.

*O texto "SAT ou ACT: qual teste fazer para estudar fora?" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Qual teste devo prestar se quiser fazer faculdade fora do país? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Empregos e Carreiras