IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de graduação e pós paga aluno para estudar em qualquer lugar do mundo

Programa quer apoiar jovens que queiram transformar o Brasil - Getty Images
Programa quer apoiar jovens que queiram transformar o Brasil Imagem: Getty Images

Fundação Estudar*

20/02/2022 04h00

O programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar, está com inscrições abertas até 22 de março para selecionar jovens até 34 anos interessados em obter bolsas de estudos de graduação e pós-graduação.

A inscrição é aberta para estudantes de qualquer área e as bolsas podem ser para qualquer país — cabe aos interessados mandarem o orçamento para a Fundação Estudar e argumentarem a necessidade de terem seus custos cobertos. A banca decide se irá apoiar com valores que vão de 5% a 95% do que for pedido pelo candidato. A inscrição custa R$ 75 e a lista de aprovados será divulgada em junho. O site para se inscrever é o https://mudanca.estudar.org.br/lideres-estudar-2022/

A proposta existe desde 1991 e já ajudou a formar 760 jovens talentos do Brasil inteiro, como Dayene Caldeira, cientista que estuda a cura da asma e participou da edição de 2021; e Roger Koeppl, empreendedor social da edição de 2012, que atua para evitar a emissão de carbono na atmosfera.

Dicas para ir bem no processo seletivo

Para ser aprovado, é preciso convencer a banca examinadora de que vale a pena investir na formação daquele candidato.

Uma boa inscrição é aquela que consegue contar bem essa história. "É preciso ter a capacidade de refletir sobre as próprias experiências, extrair aprendizados delas e aplicá-los", explica Leonardo Gomes, coordenador da equipe de seleção da Fundação Estudar.

Gomes, aponta que algumas características se destacam, como a curiosidade intelectual. O perfil do estudante deve se alinhar aos valores da Fundação Estudar, que procura traços como foco e capacidade de execução.

Confira abaixo dicas sobre o passo a passo do processo seletivo:

Testes: preparação e foco

A primeira etapa envolve testes online para avaliar o perfil do candidato e o raciocínio lógico. Diego Rodrigues, que fazia engenharia elétrica na Universidade de São Paulo e foi selecionado na edição de 2017, orienta que os candidatos acessem sites de concurso e façam os testes disponíveis para se prepararem. "Não dá para ter uma nota ruim em algo básico", diz ele.

Vídeo: atenção ao roteiro

O vídeo é uma das ferramentas mais práticas para darmos escala aos processos seletivos, por exigir menos investimento de tempo dos candidatos, sem perder a qualidade da avaliação", explica Gomes.

André Sztutman, que cursa o PhD no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e também já foi bolsista da Fundação Estudar, explica que é importante ter tempo e dedicação ao vídeo. Quando se inscreveu, Sztutman elaborou um roteiro sobre sua trajetória e gravou vários takes durante o processo. "Achei impressionante quantas horas podem ser gastas para a produção de um minuto de vídeo", afirma.

Entrevistas: não hesite

A partir daí, o processo se desdobra em entrevistas, ora presenciais, ora por plataformas como Hangouts e Skype. Depois de falar sobre suas competências, o candidato recebe o convite para o painel com ex-bolsistas, mais uma rodada de perguntas sobre suas conquistas e planos.

Nas palavras do estudante Diego Rodrigues, essa etapa significa um "divisor de águas". "Você tem que responder as perguntas em tempo real, não pode hesitar", descreve o bolsista, que hoje estuda em Grenoble, na França. Entre as perguntas feitas, estão questões sobre planos a curto, médio e longo prazo. "Tinha que ter tudo muito fresco na cabeça e explicar como isso vai ajudar e contribuir com o país".

Para Bruno Guidi Marcolini, que hoje faz seu MBA em Harvard com apoio do programa, essa etapa é a mais desafiadora, já que o perfil dos ex-bolsistas é variado. "Esteja preparado para explorar os aspectos econômicos, sociais, políticos e técnicos de suas ideias", aconselha ele.

Valores: saiba o que está em jogo

Mais do que selecionar candidatos pelo currículo, a Fundação Estudar busca gente que compartilhe ideais e valores. Em outras palavras, profissionais e estudantes dispostos a melhorar o Brasil e que tenham foco e conhecimento aplicado.

Para demonstrar foco e contar uma história que faça sentido aos avaliadores, o caminho é refletir sobre os pontos principais a destacar. Em outras palavras, nada de se "perder" ao contar todos os detalhes de todas as conquistas, sem traçar os pontos em comum. Afinal, o que vale como regra é contar uma boa história.

*O texto "Dicas para ir bem no processo seletivo do programa de bolsas Líderes Estudar" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.