Topo

Aposentado: estas 7 estratégias vão te ajudar a usar bem seu 13º salário

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/08/2016 06h00

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber, a partir desta quinta-feira (25), a primeira parcela do 13º salário, junto com o pagamento do benefício de agosto. A segunda parcela será paga em novembro.

A renda extra pode ser a ajuda que faltava para quitar dívidas ou começar uma poupança. Veja dicas de Fernanda Monnerat, do SerasaConsumidor, para usar bem esse dinheiro.

1) Quite ou antecipe dívidas

Imagem: Getty Images

Tem dívidas? Então, o melhor destino do 13º salário é quitá-las ou antecipar parcelas. Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, o aposentado pode ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida. Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e negocie.

2) Reforce as reservas

Imagem: iStock

Se não tem nenhuma dívida, pode aproveitar o 13º para começar a investir ou reforçar os investimentos. As altas taxas de juros estão garantindo bons rendimentos nas aplicações em renda fixa, por exemplo. A dica não vale para quem está endividado, porque nenhuma aplicação financeira rende a mesma taxa de juros cobrada nos empréstimos, que é muito maior.

3) Lembre-se das despesas de janeiro

Imagem: Shutterstock

Lembre-se de que em janeiro tem IPTU e IPVA, além de despesas com material escolar e matrícula para quem tem filhos ou netos na escola. Por isso, é uma boa ideia guardar parte do 13º para ajudar com essas despesas altas do começo do ano. 

4) Aproveite para cuidar da saúde

Imagem: Getty Images

O dinheiro extra pode ser útil para fazer um tratamento mais caro com médicos ou dentistas.

5) Adiante as compras de Natal

Imagem: Thinkstock

Se estiver com as contas em dia, pode aproveitar o dinheiro para comprar os presentes da família e dos amigos, mas sem exagerar no valor gasto. É uma boa maneira de aproveitar as promoções para economizar e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.

6) Programe uma viagem

Imagem: iStock

Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é, se puder, aproveitar o período de baixa temporada e escolher um lugar para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas para quem tem mais de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios.

7) Evite emprestar 

Imagem: iStock

Não é recomendado emprestar dinheiro para parentes e amigos, porque sempre há o risco do descontrole financeiro e da falta de pagamento. E jamais empreste seu nome.

Idosos da Nova Zelândia recriam clipe da música "Shake it Off"

Band News

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aposentado: estas 7 estratégias vão te ajudar a usar bem seu 13º salário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia