Cartão de crédito: Dicas básicas para usar bem e não se endividar
O cartão de crédito não precisa ser o vilão do endividamento. Usado da maneira correta, pode ser um forte aliado na organização financeira e contar com benefícios.
Veja a seguir dicas de especialistas para aproveitar melhor essa ferramenta sem comprometer seu orçamento.
É preciso ter vida financeira equilibrada
As vantagens dos cartões precisam ser acompanhadas do consumo consciente, uma vez que o cartão pode dar um fôlego de até 35 dias no pagamento de contas e compras, inclusive possibilitando o parcelamento dos valores, a depender do cartão.
"Para quem tem uma vida financeira equilibrada -ou melhor, quem tem consciência financeira em relação aos ganhos e gastos-, o cartão de crédito é um bom aliado para comprar aquilo de que se necessita, mas que o orçamento do mês não permite", afirma Loni Batist, diretora de Educação da Guide Investimentos.
Quando usar o cartão?
Especialistas afirmam que o cartão de crédito pode ser usado para basicamente tudo: de compras em mercados, gastos com a casa, despesas em hotéis, restaurantes e transporte.
Isso porque a possibilidade de parcelar uma compra, sem juros, pode facilitar o processo de poupar dinheiro e de fazê-lo render. Isso é, ao mesmo tempo que o cliente consome, ele junta dinheiro.
"Com um cartão de crédito, é possível postergar a compra, otimizando o fluxo de caixa, facilitando a administração dos gastos, possibilitando o parcelamento das compras, muitas vezes sem a cobrança de juros e em muitos casos permitindo juntar pontos que podem ser convertidos em descontos ou aquisição de produtos", afirma Eli Borochovicius, professor de Finanças da PUC-Campinas.
"Além disso, dá segurança na operação e facilita a compra de bens por meio das lojas virtuais."
Como conseguir aprovação imediata de um cartão?
Qualquer cliente pode ter o cartão aprovado no momento da solicitação desde que tenha um limite pré-aprovado.
Solicitar um cartão na instituição em que o interessado tem conta aumenta as chances de aprovação, dado que já existe um relacionamento.
O limite pode variar de acordo com a renda e score do cliente (a pontuação de crédito, que avalia se o usuário se é bom pagador ou não).
Para conseguir um cartão de crédito, é preciso acessar um canal de contratação da instituição escolhida e fazer a solicitação.
Como conseguir os melhores cartões de crédito?
Para conseguir um cartão de crédito mais adequado ao seu perfil, é necessário que o cliente identifique quais benefícios combinam mais com suas necessidades e até quanto está disposto a pagar por eles.
Um cartão pode permitir a troca de pontos por produtos e serviços, por exemplo. Ter uma marca relevante no mercado e oferecer opções de desconto e isenção da anuidade também são vantagens.
Quais os benefícios disponíveis?
O cartão de crédito depende da boa gestão dos gastos mensais por parte do cliente. Caso consiga manter um valor de fatura que possibilite liquidá-la mensalmente, continuará usufruindo de todos os benefícios do produto.
Alguns bancos oferecem ampla gama de ofertas de cartões, com modelos mais premium e outros mais acessíveis e que também acumulam pontos.
Há programas que possibilitam a troca de pontos por produtos..
Outros benefícios apresentados por bancos são:
- Pacotes com ofertas com custo reduzido de medicamentos, exames e consultas
- Descontos em cursos EAD
- Parceria com sites de busca de emprego
- Benefícios voltados a viagens, como seguro de emergência médica internacional, assistência médica online, seguro para veículos de locadora, serviço de assistência em viagem, serviço de saque emergencial e substituição emergencial de cartão
- Acesso a salas VIP em aeroportos nacionais e internacionais
- Benefícios em hotéis e serviços de hospedagem
- Descontos e benefícios em aplicativos de restaurantes, filmes e outros serviços
- Cashback - acúmulo de crédito a partir de certo valor em compras com o cartão de crédito