PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Como ser entregador do Mercado Livre? Veja onde fazer o cadastro

Para ser entregador do Mercado Livre, você precisa se cadastrar no app Mercado Envios Extra - Artem Podrez/ Pexels
Para ser entregador do Mercado Livre, você precisa se cadastrar no app Mercado Envios Extra Imagem: Artem Podrez/ Pexels

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/01/2022 04h00

Para aumentar ainda mais a velocidade e a capilaridade das entregas, o Mercado Livre lançou em agosto de 2021 o aplicativo Mercado Envios Extra, para conectar entregadores autônomos ao e-commerce.

Para você se tornar entregador do Mercado Livre, precisa ter carteira de habilitação, ser MEI (microempreendedor individual) e ter um carro ou uma moto em bom estado.

Como ser entregador do Mercado Livre?

Você deve ter:

  • Veículo (carro ou moto) de até 15 anos, em bom estado e devidamente regular perante os órgãos competentes. Caso use moto, você deve ter uma mochila ou baú de, no mínimo, 80 litros de capacidade para transportar os pacotes
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que pode ser na modalidade MEI (microempreendedor individual), com atividade principal ou secundária específica de entregas
  • Celular e dados móveis (internet)

Após cumprir esses requisitos, você deve baixar o aplicativo Mercado Envios Extra no Google Play, preencher o seu cadastro completo e assistir aos tutoriais para a realização segura e adequada do serviço.

O Mercado Livre pede também que, para cumprir as exigências de proteção contra a covid-19, o entregador deve usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel após cada entrega.

Onde fazer o cadastro?

Você precisa fazer o cadastro no aplicativo Mercado Envios Extra, disponível no Google Play. No momento, o app não está disponível para dispositivos com sistema operacional iOS.

É preciso ter uma conta no Mercado Livre. Se não tiver, basta criar uma.

Após abrir o aplicativo Mercado Envios Extra, preencha os dados pessoais que são solicitados. Uma das etapas é validar sua identidade.

Como funciona o serviço de entrega?

O Mercado Livre informa no site do Mercado Envios Extra que todos os dias haverá pacotes para entregar. Eles são agrupados em percursos para diferentes horários.

Em resumo:

  1. Você recebe ofertas de percursos e aceita as que preferir. Para isso, você poderá ver as tarifas e a duração estimada de cada percurso.
  2. Você deve pegar todos os pacotes em um ponto de coleta.
  3. Faça a entrega na sua cidade. Para otimizar as suas entregas, o app sugere o percurso.

No aplicativo, você, como entregador autônomo, poderá definir as suas entregas, identificar os postos de coleta indicados para a retirada das encomendas em um único ponto e avisar ao dono da mercadoria que está a caminho de sua residência. Inclusive, com o app, você consegue ver os seus ganhos com cada entrega realizada.

Não há um número mínimo de percursos que você deve cumprir no dia.

Quanto ganha um entregador do Mercado Livre?

Cada pedido de serviços está associado a uma taxa inicial que você saberá antes de aceitar. O valor final vai depender do número de entregas bem sucedidas durante o percurso. Se fizer o percurso completo, você receberá 100% do valor indicado na oferta; caso contrário, receberá um valor proporcional.

De acordo com o site do Mercado Envios Extra, você pode ganhar até R$ 240 por dia.

Quando e como o serviço de entrega é pago?

Os pagamentos são realizados semanalmente na conta do Mercado Pago. Você receberá entre quarta e sexta-feira as entregas feitas na semana anterior.

Por exemplo: se em uma determinada semana você entregou na segunda, terça e sexta-feira, receberá o dinheiro por esses três percursos entre quarta e sexta-feira da semana seguinte.

Para ver o detalhe dos seus ganhos, entre na seção "Ganhos" do app que fica dentro do seu perfil.

Qual a duração dos percursos?

Os percursos podem começar em diferentes horários do dia e durar entre três e oito horas. Ao aceitar fazer a entrega, você poderá conferir os detalhes da solicitação.

Em quais cidades atua o entregador do Mercado Livre?

O aplicativo foi lançado em agosto de 2021 na cidade de São Paulo. Desde então, a área de atuação vem se ampliando progressivamente para outras localidades em todo país, entre elas Rio, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Guarulhos (SP).

Dicas para o entregador autônomo do Mercado Livre

  • Aceite percursos para o mesmo dia ou para o dia seguinte
  • Ative as notificações para saber na hora se houver um novo percurso disponível
  • Fique de olho no aplicativo caso tenha perdido alguma notificação
  • Sempre que aceitar um percurso, dirija-se ao centro de distribuição
  • Só cancele percursos em casos excepcionais. Cancelar um percurso já aceito pode impactar na quantidade de novos pedidos que você vai receber

Mais informações no site do Mercado Envios Extra.

Guia de Economia

Guia de Economia