PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Como ser Uber? Quanto ganha? Veja os requisitos e saiba se cadastrar

Para ser Uber, é preciso ter na carteira de habilitação a observação "Exerce Atividade Remunerada" - Divulgação
Para ser Uber, é preciso ter na carteira de habilitação a observação "Exerce Atividade Remunerada" Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2022 04h00

O país tem cerca de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber, segundo dados da própria empresa. Mas como ser Uber?

Se você pensa em ser um deles, veja quais os requisitos para se cadastrar no aplicativo e a estimativa de ganho. Em São Paulo, o ganho bruto médio estimado de um motorista da Uber é de R$ 1.500 por semana, segundo a empresa.

Como ser Uber?

Antes de se cadastrar no aplicativo da Uber, você precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contendo a observação "Exerce Atividade Remunerada - EAR".

Se não tiver isso, entre em contato com o Detran ou Poupatempo da sua cidade, para verificar como adicionar essa observação na sua CNH, faça os exames necessários e pague as taxas referentes a essa mudança. Para motoristas de São Paulo, veja o passo a passo aqui.

Após conseguir a alteração, você terá sua nova CNH e poderá seguir seu cadastro com a Uber. Crie uma conta de parceiro da Uber por meio do site uber.com/dirija.

Como fazer o cadastro?

  • Acessar a página de cadastro uber.com/dirija e abrir uma conta de parceiro.
  • Após incluir a observação EAR na CNH, seguir o processo para enviar o documento.
  • Aguardar a verificação de segurança, que inclui uma checagem de apontamentos criminais realizada por empresa especializada em diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país.
  • Enviar uma foto do documento do veículo que será utilizado durante as viagens com a Uber.
  • Com o cadastro concluído e o motorista ativo na plataforma, será necessário fazer o download do app Uber Driver, disponível para Android e iOS, para começar a realizar viagens.

Quais os requisitos para ser Uber?

Ter a CNH contendo a observação EAR. A Uber reforça que não é aceita a Permissão Para Dirigir (PPD); apenas a CNH permanente.

Em 2020, a Uber lançou a categoria Uber Taxi apenas na cidade de São Paulo.

O cadastro de taxistas seguirá o mesmo processo ao dos outros parceiros da Uber. O preço do Uber Taxi vai seguir a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista deve inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança.

Quais documentos necessários?

  • Foto da CNH, com a observação EAR.
  • Foto do certificado de registro e licenciamento de veículo que será utilizado durante as viagens com a Uber. Caso o motorista não tenha carro próprio, ele poderá alugar um veículo com desconto em locadoras parceiras da empresa.
  • Foto para o perfil do motorista. A Uber exige que a foto seja de frente, com enquadramento centralizado, mostrando todo o rosto e os ombros, sem óculos escuros. A imagem deve mostrar apenas o motorista parceiro, sem nenhuma outra pessoa no enquadramento, e precisa ser bem iluminada, com foco e boa resolução. Não é permitido utilizar uma foto da CNH ou de outra fotografia impressa.

Qual a área de atuação do motorista da Uber?

O motorista parceiro pode dirigir na cidade de preferência, desde que atenda os requisitos de cada localidade.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, são exigidos comprovante de residência, certificado do curso para "ConduApp" (um curso online e gratuito oferecido pela Uber e composto por vídeos e livros eletrônicos, com materiais e conteúdo aprovados pela Prefeitura) e vistoria veicular.

Para dirigir pelo app da Uber em um local diferente do qual realizou o cadastro (por exemplo, uma cidade de outro estado), é necessário solicitar à equipe de suporte uma atualização de sua conta por meio do próprio aplicativo ou pelo site help.uber.com.

Qual o ano mínimo do carro para Uber em 2022?

Em geral, os veículos na modalidade UberX têm até dez anos de fabricação ou conforme a regulamentação de cada cidade, quatro portas e cinco lugares e ar-condicionado.

Quanto ganha um motorista da Uber?

De acordo com a Uber, os ganhos são bem particulares para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Há diversas variáveis para serem levadas em conta de acordo com o perfil do parceiro, como o modelo de veículo (potência do motor, eficiência de consumo, etc.), se o veículo é próprio ou alugado, tipo de combustível usado, entre outros.

As estimativas de ganho dependem diretamente dos dias, horários e locais que o motorista parceiro decide usar a plataforma Uber — em dias e horários de maior movimento, há maior probabilidade de realizar mais viagens e ganhar mais.

Na cidade de São Paulo, os ganhos brutos chegam a cerca de R$ 1.500 por semana —média de ganhos semanais em dezembro de 2021, com motoristas parceiros que dirigiram cerca de 40 horas na cidade. A estimativa não inclui custos particulares de cada motorista, como gastos com combustível.

Semanalmente, todos os motoristas parceiros ativos recebem, por email, um compilado sobre os seus ganhos.

Para auxiliar no seu planejamento financeiro, a Uber oferece de graça o acesso à plataforma Uber Avança, elaborada em conjunto com o Banco Mundial e o Sebrae, com sessões sobre gestão financeira, controle de gastos, gerenciamento de dívidas e planejamento de longo prazo, entre outros tópicos.

Como é feito o pagamento ao motorista da Uber?

A Uber oferece três formas de repasse de ganhos para a conta bancária desejada:

Repasse semanal: o extrato dos ganhos do motorista é fechado toda segunda-feira, às 4h no horário local da cidade em que o cadastro de parceiro foi feito. O valor desse saldo é enviado para a conta bancária cadastrada no app no mesmo dia do fechamento do extrato. No entanto, o processamento do pagamento pelo banco escolhido pode levar até três dias úteis.

Por exemplo: se o motorista parceiro realizar viagens em uma semana de segunda a domingo. Na segunda seguinte, às 4h, o seu extrato será fechado e repassado para o banco. Em até três dias úteis (não contam aqui os feriados) após o fechamento do extrato, o valor cairá na conta bancária cadastrada.

Repasse antecipado: é possível solicitar a transferência dos ganhos a qualquer momento, e o valor cairá na conta bancária cadastrada em até três dias úteis. O motorista precisa consultar no app se tem o direito para usar este recurso. Veja os requisitos aqui.

Uber Conta: é possível receber os ganhos logo após cada viagem, direto na Uber Conta, mesmo durante finais de semana e feriados. A Uber Conta está disponível para parceiros que tenham concluído, no mínimo, cem viagens na plataforma e tenham conta ativa há pelo menos 28 dias.

O motorista da Uber precisa ser MEI?

De acordo com o Decreto 9.792/19, motoristas parceiros de aplicativos podem optar pela inscrição no INSS por meio das modalidades CI (contribuinte individual) ou MEI (microempreendedor individual). Mais informações sobre o cadastro como MEI podem ser encontradas no site do Sebrae.

Como funciona a pontuação (estrelas) do motorista da Uber?

Não há nenhuma forma de remuneração atrelada à avaliação dos parceiros pelos usuários da plataforma. O sistema de avaliação mútua foi criado para melhorar cada vez mais as experiências de todos os envolvidos na plataforma.

A avaliação do motorista pelo usuário e do usuário pelo motorista é realizada após a conclusão de cada viagem.

Assim que o passageiro chega ao destino e a viagem se encerra, o motorista pode avaliá-lo de 1 a 5 estrelas com base no comportamento apresentado durante a viagem, respeito ao motorista e cuidado com o carro, entre outros aspectos. O mesmo se aplica ao usuário, que pode avaliar o motorista parceiro de 1 a 5 estrelas de acordo com suas impressões sobre a viagem. As avaliações são calculadas com base em uma média que leva em conta as últimas 500 viagens realizadas.

Caso um motorista tenha uma avaliação média baixa, ele receberá mensagens com dicas para melhorar sua avaliação e, caso sua média ainda permaneça abaixo da nota mínima na cidade, o parceiro pode perder acesso à plataforma. O mesmo se aplica aos usuários. Aqueles usuários que possuam uma avaliação média abaixo da nota mínima de sua cidade podem perder acesso à plataforma.

Guia de Economia

Guia de Economia