IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Imposto de renda


IR 2019: Prazo para entregar declaração termina às 23h59 de 30 de abril

07/03/2019 19h58

O prazo para enviar os dados da declaração do Imposto de Renda 2019 à Receita Federal começa no dia 7 de março e termina às 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de abril. Quem não entregar no prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

Caso a sua declaração aponte imposto a pagar, o prazo para quitar a primeira parcela ou pagar à vista é o mesmo da entrega da declaração, ou seja, até 30 de abril.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

Neste ano, os brasileiros terão uma semana a menos para entregar a declaração. Nos anos anteriores, o envio dos dados era feito a partir do primeiro dia útil de março, com dois meses para o contribuinte fazer a declaração. Segundo a Receita, o prazo ficou mais curto este ano devido ao Carnaval.

A Receita espera que sejam feitas 30,5 milhões de declarações pelos contribuintes em 2019. No ano passado, foram entregues 29,7 milhões de declarações.

Assim como nos anos anteriores, a declaração do IR 2019 poderá ser preenchida e entregue de três formas:

A Receita manteve a opção de usar a declaração pré-preenchida. Ela está disponível apenas para contribuintes com Certificado Digital, no centro virtual de atendimento (e-CAC). É preciso que o contribuinte tenha entregado declaração em 2018 e que as fontes pagadoras tenham enviado as informações do contribuinte para a Receita.

O mesmo vale para médicos, planos de saúde, imobiliárias e outras empresas ou profissionais com os quais o contribuinte teve alguma relação. Eles também são obrigados a enviar dados fiscais à Receita. A declaração pré-preenchida só será aceita se todas essas informações estiverem disponíveis no sistema da Receita.

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Mais Imposto de renda