Dez HQs tão boas quanto alguns clássicos da literatura
Ainda existe muito preconceito com os quadrinhos, mas a verdade é que existem HQs tão incríveis quanto qualquer clássico da literatura mundial. Escolhemos aqui dez histórias sensacionais.
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
-
Maus
Esta HQ conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. Considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos, foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura.
-
Um Contrato Com Deus
Esta HQ traz mescla ficção e realidade. De fácil leitura, aborda questões tristes, como lidar com a morte por exemplo. Também traz conteúdo moral com uma pitada de humor.
-
Persépolis
Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita. Neste HQ, o pop encontra o épico, o Oriente toca o Ocidente, o humor se infiltra no drama e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.
-
Pílulas azuis
Nesta HQ, Frederik Peeters conta a sua história com Cati, envolvendo o vírus que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Ele retrata o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto.
-
Retalhos
Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus, mas isso muda quando conhece Raina, uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva. Thompson mudará as visões que tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor.
-
Daytripper
Cada dia na vida de Brás é como a página de um livro, revelando as pessoas e coisas que o fizeram ser quem é: sua mãe e seu pai, seu filho e seu melhor amigo, seu primeiro amor e o amor de sua vida. Uma história mágica, misteriosa e tocante sobre a vida que usa os momentos silenciosos para fazer as grandes perguntas.
-
Um Pedaço de Madeira e Aço
A história de um simples banco de praça pública, que vê pessoas passarem durante horas, dias, estações, anos. Ele se torna um refúgio, uma ilha, um abrigo, um palco, um balé de anônimos conduzidos por uma coreografia habilmente orquestrada, em que pequenas curiosidades, situações incríveis e encontros surpreendentes dão à luz uma história singular, por vezes cômica, por vezes trágica.
-
Nova York
Conheça nesta HQ personagens singulares, com histórias únicas, às vezes irônicas, às vezes trágicas. Em uma metrópole, há mais que um acúmulo de grandes edifícios, grandes populações e grandes áreas. Há pessoas.
-
Ronin
Uma combinação emocionante, perfeita e única de Oriente e Ocidente, passado e futuro, e ciência e magia. Nesta HQ, Frank Miller criou uma das primeiras obras a trazer as inovadoras técnicas do mangá para o público dos quadrinhos americanos, em uma parábola tão surpreendente quanto qualquer grande obra de ficção científica.
-
Do Inferno
Conheça a história de Jack Estripador, o mais misterioso e famoso assassino de todos os tempos. Escrita por Alan Moore, o criador de histórias em quadrinhos como Watchmen e V de Vingança, esta HQ faz uma reflexão a respeito da mente enlouquecida cuja violência e selvageria deu início ao século 20.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.