Topo

Pesticidas usados nos EUA estão proibidos na Europa e até no Brasil

11/06/2019 19h45

Washington, 11 Jun 2019 (AFP) - Boa parte do volume total de pesticidas utilizados na agricultura dos Estados Unidos está proibida na União Europeia, e 2% destes produtos não são permitidos no Brasil, revela um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Environmental Health.

Dos 374 ingredientes ativos autorizados para a agricultura nos Estados Unidos em 2016, 72 estão proibidos na União Europeia.

Veja também

Dois produtos em particular estão proibidos ou serão suprimidos em breve tanto na União Europeia como no Brasil e na China: o Paraquat, um perigoso herbicida proibido na Europa desde 2007, e o forato, um insecticida neurotóxico cuja fumigação aérea foi vetada pelo Estado de Nova York.

Já os Estados Unidos proíbem apenas dois ou três pesticidas permitidos nos outros países.

"A princípio, o regulador americano era muito bom e proibiu um grande volume de pesticidas, como o DDT", destaca o autor do estudo, Nathan Donley, pesquisador da ONG Centro para a Biodiversidade.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) foi criada em 1970 e proibiu rapidamente vários pesticidas.

"Muitos americanos ainda têm esta ideia de que há uma agência reguladora que é muito funcional e muito protetora. Muitos simplesmente não sabem até que ponto os Estados Unidos ficaram para trás".

O estudo abrange até 2016, último ano da presidência de Barack Obama, e não envolve a EPA da administração de Donald Trump, ainda mais enfraquecida.

"Quando a EPA toma decisões que não agradam o setor agrícola, se coloca em uma situação política delicada", já que é o Congresso que define seu orçamento, denuncia Donley.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesticidas usados nos EUA estão proibidos na Europa e até no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia