Abu Dhabi e República Eslovaca assinam Memorando de Entendimento para fortalecer a cooperação econômica
08/03/2024 15h36
ABU DHABI, 8 de março de 2024 (WAM) -- O Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi (ADDED, na sigla em inglês) e o Ministério da Economia da República Eslovaca assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer a cooperação econômica entre Abu Dhabi e a República Eslovaca, com foco especial em manufatura, turismo, inovação, tecnologias avançadas e serviços de logística.
O MoU representa um passo fundamental na promoção de relações bilaterais sólidas entre as partes, sustentadas pelo compromisso compartilhado de promover a prosperidade econômica. Reconhecendo o papel essencial da cooperação econômica no fortalecimento dos laços entre as nações, o MoU facilitará iniciativas colaborativas para agilizar o comércio e o compartilhamento de conhecimento, ao mesmo tempo em que facilita o investimento e a inovação em Abu Dhabi.
Relacionadas
Em linha com o compromisso de Abu Dhabi de criar um ecossistema de investimento vibrante, o ADDED e o Ministério da Economia da Eslováquia concordaram em estimular várias formas de cooperação que abrangem iniciativas de investimento na economia do país europeu, especialmente em projetos de desenvolvimento de infraestrutura.
Rashed Abdulkarim Al Blooshi, subsecretário do ADDED, disse que "esse acordo representa um marco significativo no aprimoramento dos laços econômicos entre Abu Dhabi e a República Eslovaca, estabelecendo as bases para uma colaboração frutífera em vários setores", destacou.
E observou que "ao promover essa parceria estratégica, Abu Dhabi dá um passo ousado em direção à construção de um ecossistema de investimento global mais robusto." Esse acordo não apenas aprofundará a cooperação econômica, mas também contribuirá significativamente para os esforços de diversificação econômica de Abu Dhabi, "posicionando o emirado como um participante importante no cenário internacional de investimentos", acrescentou Al Blooshi.
Vladimír Šimo?ák, secretário de Estado do Ministério da Economia da República Eslovaca, declarou que "o potencial de cooperação econômica entre a Eslováquia e Abu Dhabi é substancial, com oportunidades que podem ser aproveitadas para benefício mútuo." Tanto a Eslováquia quanto Abu Dhabi podem explorar caminhos para melhorar o comércio bilateral ou a cooperação de investimentos. "As capacidades de investimento de Abu Dhabi podem ser canalizadas para vários setores na Eslováquia, juntamente com a experiência em projetos de infraestrutura de grande escala que podem complementar as necessidades de infraestrutura da Eslováquia. Vejo muitas oportunidades para que nossas empresas se beneficiem do MoU conjunto, o que inclui vários campos, como desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia, energia renovável e inovação", destacou.
O comércio bilateral e os investimentos mútuos entre Abu Dhabi e a República Eslovaca estão em ascensão. Com muitas oportunidades para aumentar a cooperação, este acordo entre o ADDED e o Ministério da Economia da Eslováquia abrirá caminho para que os investidores se beneficiem de amplas oportunidades.
A República Eslovaca é um destino atraente para investimentos estrangeiros diretos (IED), com uma localização geográfica favorável no coração da Europa. Os setores de manufatura, incluindo automotivo, maquinário e equipamentos de transporte, metalurgia, eletrônicos, produtos químicos e farmacêuticos, têm potencial para crescer ainda mais.
O MoU ressalta a importância de incentivar investimentos e joint ventures, facilitando a entrada de pequenas e médias empresas (PMEs) e startups no mercado de Abu Dhabi e criando condições adequadas para empresas eslovacas em zonas econômicas especiais em Abu Dhabi. E promove o estabelecimento de relações entre instituições financeiras e a criação de um fundo de investimento conjunto para reforçar os laços econômicos. Essa parceria estratégica ressalta a importância da colaboração internacional para diversificar a economia dos Emirados e aumentar as contribuições para o PIB não petrolífero.