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Transporte marítimo de commodities enfrenta pior momento da história

Bill Lehane

15/05/2015 16h33

(Bloomberg) -- Quão ruim é o mercado de transporte de commodities pelos mares do mundo? Pense que provavelmente mais de 100 navios serão desmantelados neste ano --um recorde --e mesmo assim os lucros diários do setor vão despencar.

Após previrem em fevereiro que as tarifas da navegação subirão neste ano, os analistas estão cada vez mais pessimistas em meio à queda das importações de carvão da China e à expansão mais lenta da história na compra de minério de ferro pelo país. A economia do país asiático, que é a maior do mundo depois da americana, registrará em 2015 a menor expansão em uma geração, segundo estimativas compiladas pela agência de notícias Bloomberg.

Frente a esse cenário, os proprietários demolirão o equivalente a cerca de 6% de todos os navios Capesize do mundo neste ano, segundo a GMS, uma empresa com sede em Cumberland, Maryland, EUA, que adquire cargueiros obsoletos. Mesmo assim, o lucro por navio ainda cairá em torno de 20% neste ano com base em uma pesquisa da Bloomberg com dez analistas de navegação.

"Você não pode tornar o mercado bom apenas com demolição, isso só o protegerá a tendência de queda", disse Eirik Haavaldsen, analista de ações do mercado de navegação na Pareto Securities AS, em Oslo, por telefone no dia 13 de maio. "O carvão está entrando em colapso e o minério de ferro simplesmente não está crescendo".

Custos de tripulação

A queda na demanda por transporte de commodities surge em um momento em que o mercado está saturado de navios encomendados até uma década atrás. Isso empurrou as taxas de frete a baixas históricas.

Os navios que competem pelas cargas disponíveis para carregamento imediato renderam US$ 4.245 por dia neste ano, pior início de ano desde 2000, pelo menos, segundo uma das duas taxas internacionais para Capesizes publicada pela Baltic Exchange, uma espécie de bolsa do setor, com sede em Londres. Estes são os maiores cargueiros dentro do Baltic Dry Index, um indicador dos custos dos fretes para commodities, que ficou em uma média de 607 pontos desde 1º de janeiro, nível mais fraco para o período desde que foi publicado pela primeira vez, em 1985.

Os lucros médios dos navios Capesize, inclusive de fretamentos de prazos mais longos cujas taxas não são tão voláteis quanto as do mercado à vista publicadas pela bolsa, cairão 20% neste ano, para US$ 11 mil por dia, segundo a média das estimativas de dez analistas compiladas pela Bloomberg. Em fevereiro, uma pesquisa semelhante antecipou um valor de US$ 18.750 por dia, o que teria representado um ganho anual de 33%.

Minério excedente

A sobrecapacidade de minério de ferro transportado por via marítima continuará até 2019, pelo menos, porque os maiores fornecedores do mundo expandirão ainda mais sua produção, disse a Associação do Minério de Ferro e do Aço da China na quinta-feira (14). O fornecimento mais barato da commodity está tirando o lugar de carregamentos marítimos de custo mais elevado, segundo a BHP Billiton, maior empresa mineradora do mundo.

A prática do desmanche de navios compreende levar os navios a praias para serem desmantelados por trabalhadores locais com equipamentos como maçaricos para cortar pedaços de aço dos cascos dos navios, segundo Sverre Bjorn Svenning, diretor de pesquisa da corretora de navios norueguesa Astrup Fearnley AS.

"Eu não acho que isso [desmanche de navios] irá, nem de perto, equilibrar o mercado", disse Svenning por telefone no dia 13 de maio. "Temos o lado da oferta, que é grande demais para a demanda".