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Starbucks vai entrar na África subsaariana em parceria com a Taste

Janice Kew e Chris Spillane

14/07/2015 12h24

(Bloomberg) - As cafeterias da Starbucks Corp. vão abrir as portas na África subsaariana pela primeira vez depois que a líder mundial estabeleceu uma parceria com a Taste Holdings Ltd. O acordo fez com que as ações da franqueada com sede em Johannesburgo disparassem para um recorde.

As duas companhias assinaram um contrato de exclusividade para desenvolver pontos de venda da Starbucks na África do Sul e as aberturas estão previstas para o primeiro semestre do próximo ano, disse Carlo Gonzaga, CEO da Taste, em entrevista por telefone nesta terça-feira. A Taste detém a licença para dirigir as lojas durante 25 anos, além dos direitos para abrir filiais em alguns outros países africanos.

"A Starbucks está muito entusiasmada por vender café pela primeira vez em alguns dos lugares da África onde ela o compra", disse Gonzaga em uma entrevista. "É muito importante descobrir como tornar as cafeterias relevantes localmente e a Starbucks tem sido excelente nisso em outras regiões".

As redes de restaurantes, lojas e empresas de bens de consumo estão se expandindo na África subsaariana, onde o número de famílias de classe média - as que consomem de US$ 15 a US$ 115 por dia - deve aumentar de 15 milhões agora para 40 milhões por volta de 2030, de acordo com o Standard Bank Group Ltd, com sede em Johannesburgo. A Pizza Hut, da Yum! Brands Inc., voltou para a África do Sul no ano passado, depois de uma ausência de sete anos, para concorrer com a Domino's Pizza, dirigida localmente pela Taste Holdings.

Setor local

A Starbucks conta com cerca de 22.000 filiais em todo o mundo e tem se concentrado em se expandir no exterior, em países como China e Índia. Embora grande parte do setor de comida rápida da África seja local, a previsão é de que cerca de 34,8 milhões de pessoas comprem refeições nesses lugares na África do Sul por volta de 2017, na comparação com 31 milhões de pessoas atualmente, de acordo com a empresa de pesquisa Euromonitor International.

Depois de lançar a Starbucks na África do Sul, a Taste pretende levar a marca para outros países africanos onde ela já opera no setor alimentício, disse Gonzaga, sem especificar quais. A Starbucks atualmente adquire café de nove países africanos: Etiópia, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Camarões, Burundi, República Democrática do Congo e Quênia.

A Taste disse que terá custos pontuais como resultado da parceria, como gastos em capacitação, deslocamento e marketing.