Topo

Viena tira coroa de cidade mais habitável do mundo de Melbourne

Emily Cadman

14/08/2018 12h29

(Bloomberg) -- Viena encerrou o reinado de sete anos de Melbourne como cidade mais habitável do mundo, segundo a Economist Intelligence Unit.

A capital austríaca obteve uma pontuação quase perfeita, de 99,1 em 100, no índice que usa critérios como estabilidade, saúde e meio ambiente. Cidades da Austrália e do Canadá conquistaram seis dos 10 primeiros lugares e os EUA novamente ficaram de fora.

Grandes centros financeiros como Londres (48º lugar) e Nova York (57º) sofrem devido ao próprio sucesso, de acordo com a EIU, e a sobrecarga do transporte público, os níveis mais altos de criminalidade e o congestionamento diminuem a atratividade delas. Hong Kong (35º) acaba de ultrapassar a rival regional Cingapura (37º) no índice, após melhorar a pontuação de estabilidade.

Em outros lugares da Ásia, Osaka (3º) e Tóquio (7º) atingiram as posições mais altas do ranking em mais de uma década após declínios consistentes dos índices de criminalidade e melhorias no transporte público. A maioria dos lugares de melhor desempenho são cidades de tamanho médio dos países mais ricos com densidade populacional relativamente baixa.

Honolulu é a cidade mais bem classificada dos EUA, em 23º lugar, seguida de Pittsburgh, que está na 32ª posição.

No fundo da tabela composta por 140 cidades, a pontuação mais baixa é de Damasco, que foi devastada pela guerra. Aquelas que sofrem com infraestrutura inadequada, como Harare, capital do Zimbábue, ou contaminação severa, como Dhaka, capital de Bangladesh também se saem mal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Viena tira coroa de cidade mais habitável do mundo de Melbourne - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia