Topo

Petroleiro norte-coreano que abasteceu ilegalmente na Líbia atraca em Trípoli

23/03/2014 06h39

Trípoli, 22 mar (EFE).- O petroleiro com bandeira da Coreia do Norte, Morning Glory, capturado em águas internacionais pela armada americana após comprar ilegalmente petróleo na Líbia, atracou neste domingo em Trípoli, confirmou à Agência Efe o porta-voz da Armada líbia, Qasem Ayub.

Segundo Ayub, os três rebeldes federalistas que tinham participado da venda ilegal de petróleo e que estavam a bordo foram transferidos para a base militar deste corpo do exército na capital.

Junto deles foram conduzidos até as instalações militares os 21 membros da tripulação: seis do Paquistão (um deles o capitão), seis da Índia, três do Sri Lanka, dois sírios, dois sudaneses e dois eritreus.

A embarcação foi tomada na segunda-feira por um comando das forças especiais dos Navy Seal perto do Chipre, a pedido das autoridades líbias e cipriotas, explicaram as autoridades americanas.

O Morning Glory atracou no porto petroleiro de Sidra (nordeste), controlado por milícias federalistas, para comprar petróleo deste grupo armado que recentemente anunciou sua disposição de vender por sua conta o petróleo líbio.

Fontes de segurança disseram à Efe que um dos três milicianos presos é irmão de Ibrahim Yidran, presidente do autodenominado Escritório Política da região de Barka (no leste do país) e líder das milícias que controlam os píeres de Sidra.

Os homens comandados por Yidran tomaram no meio do ano passado os portos de Sidra, Ras Lanuf, Brega e Al Zauitina, e bloquearam as exportações, o que provocou uma queda da produção nacional de 1,4 milhão de barris diários para menos de 300 mil.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Petroleiro norte-coreano que abasteceu ilegalmente na Líbia atraca em Trípoli - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia