Topo

Iraque exporta primeira remessa de gás natural em sua história

20/03/2016 14h46

Bagdá, 20 mar (EFE).- O Iraque exportou neste domingo a primeira remessa de gás liquidificado desde que o país árabe descobriu este combustível, informou em comunicado o porta-voz do Ministério iraquiano de Petróleo, Assem Jihad.

A embarcação partiu desde o porto de Umm Qars, na cidade de Basra, através de um portador estrangeiro, segundo a nota, que não revelou a nacionalidade dos compradores e nem o preço da venda.

"A quantidade de carga é de 283 metros cúbicos e a exportação foi fruto de esforços do pessoal nacional da Companhia de Gás de Basra em parceria com as empresas Royal Dutch Shell e The Mitsubishi Group", ressaltou Jihad.

O Ministério pretende, "através de seus planos atuais e futuros, conseguir o investimento ideal nos hidrocarbonetos e aumentar os ingressos dos recursos de gás e de petróleo cru", acrescenta a nota.

Esta decisão suporá uma injeção de capital para a maltratada economia iraquiana, afetada pelas grandes despesas destinadas à atual luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

As reservas de gás natural confirmadas no Iraque superam os três trilhões de metros cúbicos, segundo as estimativas do Ministério iraquiano de Petróleo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iraque exporta primeira remessa de gás natural em sua história - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia