Topo

Seul proíbe venda de carros da Volkswagen por irregularidade nas emissões

02/08/2016 04h12

Seul, 2 ago (EFE).- O governo da Coreia do Sul revogou nesta terça-feira os certificados e proibiu as vendas de 80 modelos da Volkswagen AG no país pelo escândalo de manipulação de dados de emissões poluentes que afeta a montadora alemã.

A medida afeta 32 tipos diferentes (18 diesel e 14 gasolina) de veículos da Volkswagen e Audi, que compõem a maior parte da oferta das duas marcas no país asiático, segundo indicou o Ministério do Meio Ambiente, em comunicado.

A Volkswagen também recebeu uma multa de 17,800 bilhões de wons (US$ 16 milhões) como castigo pelos 47 modelos que superaram, de forma supostamente fraudulenta, as provas ambientais na Coreia do Sul.

A montadora, que já esperava esta decisão do governo sul-coreano, deixou de comercializar na semana passada no país os veículos afetados pelo escândalo, que incluem o Volkswagen Golf, Jetta e Tiguan, e os Audi A3 e A6.

O governo sul-coreano ordenou o recall em cerca de 5,8 mil veículos Audi A4 e A5 em algumas de suas versões TDI comercializados no país desde 2014.

O cancelamento de certificados afeta cerca de 209 mil veículos, 68% dos comercializados pela Volkswagen desde 2007 até a atualidade, embora isto mexerá na rotina dos proprietários que poderão seguir dirigindo e até vender os automóveis.

A punição vem após uma investigação de que a Volkswagen obteve a aprovação das autoridades sul-coreanas para seus veículos apresentando relatórios com resultados falsos sobre o nível de barulho, a eficiência de combustível e as emissões de gases.

A origem do caso teve início no ano passado, quando se descobriu que a Volkswagen tinha usado um software fraudulento para falsificar as emissões de seus veículos em vários países, entre eles Coreia do Sul.

O governo sul-coreano impôs ao fabricante alemão, em novembro de 2015, uma multa de US$ 12,9 milhões e ordenou o recall em 125 mil veículos no país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seul proíbe venda de carros da Volkswagen por irregularidade nas emissões - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia