Topo

Mais de mil pequenas e médias empresas transferem sede para fora da Catalunha

20/10/2017 10h28

Barcelona (Espanha), 20 out (EFE).- Cerca de 1.300 pequenas e médias empresas transferiram sua sede para fora da Catalunha pela situação nessa região espanhola devido ao desafio independentista das autoridades catalãs, segundo se deduz de um inquérito da associação patronal Pimec.

Essa quantidade representa 1% das empresas catalãs de até 250 trabalhadores, enquanto que outros 2,2% planejam mudar o domicílio para localidades de outras regiões espanholas.

Ao contrário, 79,3% destas empresas não pensa neste momento em mudar a sede, 15,7% aponta que não sabe e 1,8% não respondeu.

Segundo a pesquisa, realizada entre 14 e 18 de outubro, 65% das pequenas e médias empresas catalãs asseguram também que a situação política atual não lhes afeta economicamente, contra 34% para as quais sim lhes impactou negativamente, segundo reconhecem.

Cerca de 11% das pequenas e médias empresas dizem que já abriram contas bancárias fora da Catalunha e 13% pensam em fazê-lo, enquanto que 23% sentem inquietação financeira, contra 54% que se mostram tranquilas.

Dez por cento das empresas apontam que paralisaram as decisões de investimento e 9% não pensam em fazê-lo.

A pesquisa da associação patronal catalã é baseada em uma mostra de 401 empresas, que representam 130 mil pequenas e médias empresas da Catalunha, que empregam 1,1 milhão de pessoas.

Estas empresas desenvolvem sua atividade basicamente no setor de serviços (65%), indústria (27%) e construção (10%).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mais de mil pequenas e médias empresas transferem sede para fora da Catalunha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia