BC: participação de cooperativas de crédito cresce nos agregados do SFN
O Banco Central publicou nesta segunda-feira (6) em sua página na internet, dados a respeito do crédito cooperativo e do sistema de consórcio no Brasil. Os números, relativos a 2017, mostram que a participação das cooperativas de crédito aumentou em todos os principais agregados do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
"A carteira de crédito apresentou crescimento de 15% em 2017, superando o crescimento observado em 2016, da ordem de 10%, e manteve-se como o principal componente do ativo do segmento", pontuou o BC, em nota à imprensa.
A instituição destacou ainda que o número de cooperados cresceu 8%, "alcançando a marca de 9,6 milhões de cooperados, com destaque para o forte crescimento, de 19%, em pessoas jurídicas".
"No final do ano passado, havia quatro confederações, 35 centrais cooperativas, 967 cooperativas singulares e dois bancos cooperativos em atividade no país", acrescentou o BC.
No caso dos consórcios, os dados revelam crescimento de 7,7% da carteira de participantes já contemplados em 2017, em um total de R$ 48,6 bilhões. "Em dezembro de 2017, havia 155 administradoras de consórcios, 18,1 mil grupos e 6,9 milhões de cotas de consorciados ativas", informou o BC.
O "Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo" e o "Panorama do Sistema de Consórcio" são dois relatórios com periodicidade anual.
Esta é a segunda divulgação de cada um deles. No caso do crédito cooperativo, os dados estão disponíveis aqui. Já o relatório sobre consórcios pode ser acessado neste link.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.