Estoque total de crédito sobe 1,2% em setembro ante agosto, para R$ 6,180 trilhões, revela BC

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro cresceu 1,2% em setembro, na comparação com agosto, informou o Banco Central nesta quarta-feira, 30. O estoque atingiu R$ 6,180 trilhões, uma alta de 9,9% no acumulado dos últimos 12 meses. O saldo para pessoas físicas avançou 1,0% na margem e o de empresas subiu 1,6% na passagem de agosto para setembro.

O estoque de crédito livre aumentou 1,4%, enquanto o do crédito direcionado, com recursos do BNDES e poupança, cresceu 1,0%. Entre os recursos livres, o saldo para pessoas físicas avançou 0,7% e o estoque para as empresas subiu 2,4%.

O total de operações de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passou de 53,9% (dado revisado) para 54,2% entre agosto e setembro.

Inadimplência

A taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com bancos permaneceu em 4,5% em setembro, o mesmo nível de agosto, informou o Banco Central. A taxa para pessoas físicas também ficou estável, em 5,6%, enquanto a de empresas oscilou para baixo, de 3,0% para 2,9%.

A inadimplência do crédito direcionado, com recursos da poupança e do BNDES, se manteve em 1,5%. Considerando o crédito total, que inclui o livre e o direcionado, a taxa permaneceu em 3,2%.