Jovens da geração Z são fãs de novidades, mas não pesquisam antes de comprar
SÃO PAULO – Os jovens integrantes da geração Z são os que menos se preocupam em comprar com economia. Apesar de 33% deles terem uma remuneração média de R$ 820 por mês, eles não se preocupam com o próprio bolso.
Tanto é que são os que mais compram sem fazer um planejamento e, consequentemente, tendem a se arrepender depois de ter comprado.
Os dados fazem parte do estudo "São Paulo em foco: gerações X, Y e Z", realizado pela Quest Inteligência de Mercado.
"Nascida sob os auspícios da estabilidade econômica, em um país com inflação de um dígito e governo democrático, a chamada geração Z é um fenômeno que encanta e surpreende pela sua enorme capacidade de assimilar as transformações tecnológicas em curso neste mundo 2.0", avalia o coordenador da pesquisa, Luis César Périssé.
Economia?
Para se ter uma ideia, na comparação com as gerações X e Y, a Z é a que menos se informa sobre produtos e serviços antes de adquiri-los.
Também é a que menos procura ofertas e que pede descontos. Mesmo quando adquirem algum item de valor, não comparam os preços para encontrar o mais baixo.
Por outro lado, a geração X é a que mais se preocupa em economizar quando realiza algum tipo de consumo. Já a geração Y se diferencia das demais por ser a que mais faz consultas à internet antes de comprar algum produto ou serviço.
Comportamento de consumo
A controversa geração Z é consumidora voraz de novidades que o mundo tecnológico tem a oferecer, mudando de atitude tão rápido quanto uma mensagem no Twitter.
Com o mundo 2.0 no DNA, é difícil imaginá-los vivendo da mesma forma que as gerações anteriores –sem telefone móvel, internet, mp3, câmera digital ou TV a cabo. Não é a toa que eles são os que mais procuram comprar as novidades tecnológicas.
Outra característica marcante dos integrantes da geração Z é que são os que mais compram produtos que os amigos têm, além de escolherem itens para se tornar diferente dos outros. Quer dizer, a opinião do grupo acaba interferindo em suas ações.
Na tabela abaixo é possível comparar outras cinco situações de consumo em que esse grupo se destaca frente aos demais:
Características | Z | Y | X |
---|---|---|---|
Compra roupas que estão na moda | 7.8 | 6 | 4.4 |
Tem vontade de experimentar um novo produto | 7.4 | 6.9 | 6.6 |
Dá preferência a produtos de marca | 7 | 5.9 | 5.3 |
Escolhe o que compra pelo visual moderno | 6.5 | 6 | 5.3 |
Compra produtos luxuosos | 4.8 | 3.7 | 2.8 |
Fonte: Quest Inteligência de Mercado * Base: Gerações XYZ (média de escala de 1 a 10 ) |
Sobre a pesquisa
A pesquisa revela um Raio X das diferenças e similaridades existentes entre as três gerações: X (32 a 51 anos), Y (20 a 31 anos) e Z (12 a 19 anos). Para essa amostra foram feitas entrevistas com 600 pessoas na capital paulista, com idade entre 14 –que já não precisam de permissão dos pais para responder a pesquisas– até 51 anos.
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