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Preço de itens opcionais para carros populares pode variar 78%

05/09/2011 10h57

SÃO PAULO - O consumidor deve ficar atento quando for adicionar itens opcionais ao carro popular básico. Segundo pesquisa do Idec (Intituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o preço de cada item pode variar até 78%. 

Foram avaliadas as práticas comerciais de cinco montadoras do País que oferecem carros populares, sendo: Chevrolet (Celta LS), Fiat (Palio Fire Economy), Ford (Ka), Volkswagen (Gol) e Renault (Clio).

De acordo com o instituto, o preço do ar condicionado - único item disponível para a venda separadamente nas concessionárias - é de R$ 2.700 para o Gol e de R$ 4.810 para o Ka, ou seja, diferença de R$ 2.110 (78,15%).

Além da variação entre os preços dos opcionais, itens como ar condicionado e direção hidráulica ainda podem contribuir para que o carro fique mais de 20% mais caro. No caso do Palio Fire e do Celta LS - únicos automóveis em que é possível comprar os dois itens separadamente -, o valor final dos carros chega a ficar de 15% a 20% mais caro. Já para o Ka, Gol e Clio - a direção hidráulica e ar condicionado só podem ser adquiridos em um pacote com outros opcionais - o aumento do curto final do carro é de até R$ 6.200.

Venda casada
Segundo o Idec, quando os itens de segurança não vem de fábrica com o automóvel, a comercialização deve ser feita separadamente. "Não há requisito técnico que justifique apenas a oferta conjunta desses itens. Logo, a prática é venda casada", afirmou o advogado do Idec, Guilherme Varella.

O Instituto constatou venda casada em outros aspectos. Entre todos os opcionais pesquisados, o ar condicionado foi o único disponível para a venda separada nas concessionárias de todas as empresas.

Na maioria das vezes, o consumidor não pode comprar o item separado, somente dentro de um kit. "Sugerir a compra de um carro completo e indicar apenas um kit, de valor alto, sem a possibilidade de negociação dos componentes, representa restrição à liberdade de escolha do consumidor, que é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor", explica Varella.

Em resposta ao Idec, a Fiat confirmou que não vende produtos opcionais separadamente e alegou que os combos não configuram venda casada, pois não estão atrelados à compra do veículo. A Ford também afirmou que os kits não configuram venda casada, mas "meras opções de produtos que facilitam a escolha dos clientes".

Já a Renault argumentou que o Clio é comercializado em diferentes versões, que são "configurações de fábrica" disponíveis para escolha do cliente. A Volkswagen informou que as configurações de seus veículos são programadas de acordo com a demanda mercadológica e que alguns componentes são estruturados conjuntamente por necessidades técnicas.

A Chevrolet não se manifestou sobre o assunto.