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Idec e 90 entidades promovem hoje tuitaço pela qualidade da internet

26/10/2011 09h50

SÃO PAULO - Nesta quarta-feira (26), 90 entidades participam de uma campanha chamada "Banda Larga é um direito seu!" e realizam um "tuitaço" em defesa de internet barata, de qualidade e para todos os brasileiros.

A concentração de publicações no Twitter está prevista para ocorrer às 16h e usará a hashtag #QualidadeJá, direcionada a @brasil_ANATEL.

Para ajudar os consumidores que não sabem muito bem quais mensagens escrever na rede social, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá algumas sugestões:

  • @brasil_ANATEL: garanta a qualidade da banda larga! #QualidadeJa 
  • @brasil_ANATEL: chega de receber só 10% da velocidade contratada #QualidadeJa
  • @brasil_ANATEL: Chega de problemas na Banda Larga! #QualidadeJa
  • @brasil_ANATEL: O consumidor tem direito de medir a qualidade da Banda Larga que recebe! #QualidadeJa
  • SIM ao limite de 80% de ocupação da rede #QualidadeJa não dá para vender se não tem para entregar 
  • Brasil tem Banda Larga mais cara do mundo e não tem fiscalização de qualidade @brasil_ANATEL #QualidadeJa

A mobilização foi motivada pelo fato de que, amanhã (27), o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deverá aprovar a regulamentação que trata da qualidade da internet no Brasil. Como existe pressão das empresas prestadoras do serviço de banda larga, há um temor de que os interesses dos consumidores podem não ser levados em consideração.

Idec sugere enviar mensagens à Anatel

O Idec afirma que é importante todos os consumidores participarem por meio do microblog Twitter ou mesmo de sua campanha "Anatel: garanta a qualidade da internet", que visa dar voz à sociedade civil, para a defesa dos seus direitos.

Basta acessar o site da campanha e enviar uma mensagem direcionada à Anatel. "Mesmo quem já participou pode repetir o envio, para que o maior número de cartas sejam enviadas", afirma o Idec.

Sobre a campanha

Desde o início de outubro, as quintas-feiras viraram dia de pressão em razão das reuniões dos conselheiros. A data foi escolhida como uma oportunidade para os consumidores se unirem para dar maior peso às reivindicações da campanha.

Entre as reivindicações estão:

  • Previsão de regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
  • Definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
  • Abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
  • Ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
  • Metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública;
  • Capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

As operadoras de banda larga só garantem 10% de velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima.

"São frequentes as variações entre as velocidades reais de conexão à internet e as velocidades estipuladas em contrato. No entanto, essa informação nem sempre fica clara ao consumidor", explica a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.

"A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o consumidor brasileiro".