IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Donos de carro em São Paulo já podem antecipar o licenciamento 2012

04/01/2012 08h29

SÃO PAULO - Os donos de veículos em São Paulo que quiserem antecipar o licenciamento já podem fazê-lo desde o início de janeiro, seja qual for o final da placa. O licenciamento antecipado deve ser pago junto com a cota única ou a terceira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Já aqueles que não quiserem licenciar seus veículos na data do pagamento do IPVA devem ficar atentos ao calendário de licenciamento deste ano.

Em 2012, o licenciamento custa R$ 62,70. Os cidadãos que optarem pelo licenciamento eletrônico deverão pagar mais R$ 11 pela taxa de envio pelos Correios. Também é preciso manter os dados atualizados, pois o novo documento será entregue no endereço que consta no cadastro do usuário no Detran.

Fique atento às datas

Quem possui um veículo automotor, reboque e semirreboque deverá efetuar o licenciamento a partir de 1º de abril, sendo que o prazo máximo varia de acordo com o final da placa e é sempre o último dia útil do mês:

Final da placaPrazo final
1Abril
2até Maio
3até Junho
4até Julho
5 e 6até Agosto
7até Setembro
8até Outubro
9até Novembro
0até Dezembro

Já para os veículos de carga, registrados como caminhão, o prazo para renovar o licenciamento é outro:

Final da placaPrazo final
1 e 2até Setembro
3, 4 e 5até Outubro
6, 7 e 8até Novembro
9 e 0até Dezembro

O que é preciso para realizar o licenciamento?

O proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.

O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran, nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico.

Neste último caso, basta de dirigir a um dos bancos credenciados, com o número do Renavam ou com os dados do licenciamento de 2011. O pagamento pode ser feito ainda pelos sites e nos terminais de autoatendimento destes bancos.

Além disso, automóveis registrados na capital paulista devem ter sido aprovados na inspeção ambiental veícular em 2011. Em vez de receber o documento do veículo, o proprietário de veículo da capital que não estiver em dia com a inspeção ambiental e fizer o licenciamento eletrônico receberá uma carta com o alerta para a restrição e orientações sobre como resolver a pendência.

Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo em 2012, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a segunda via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.