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Empreendedores: 5 estratégias para você faturar mais no Dia das Crianças

08/10/2012 08h16

SÃO PAULO - Faltando menos de uma semana para o Dia das Crianças, muitos lojistas já se preparam para receber uma grande demanda de clientes e faturar nessa data comemorativa. De acordo com a Pesquisa da Serasa Experian, mais de 52% dos entrevistados esperam aumento do faturamento, em relação à mesma data do ano anterior.

Para dar conta dos pais, avós e até crianças que estão à procura do presente perfeito, os empreendedores já encomendaram ou produziram os produtos que deverão ser vendidos, contrataram ou treinaram pessoal, entre outros exemplos de ações que devem ser feitas previamente. “Quem se estrutura antecipadamente consegue, inclusive, negociar melhores preços e condições com fornecedores”, destaca o consultor de marketing do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli.

Para o diretor do IBVendas, Mário Rodrigues, grande parte dos produtos e serviços oferecidos para o público infantil são genéricos, isso é, são facilmente encontrados em outras lojas. O que irá definir se o consumidor comprará o presente na sua loja ou na concorrente é a sua experiência de compra.

“A experiência de compra do cliente, muitas vezes, supera as melhores ofertas e e formas de pagamentos. É muito importante o lojista investir no bem-estar e comodidade do consumidor e suprir corretamente suas necessidades”, afirmou Rodrigues.

Mas, como cultivar a boa experiência de compra do consumidor e alavancar as vendas? Veja, a seguir, as cinco dicas:

Vitrines atraentes

Apresentação é a alma do negócio. Por isso, invista em vitrines bem coloridas, com o cuidado de evidenciar os lançamentos dos produtos que deverão ser mais vendidos, como brinquedos, roupas e acessórios infantis. “É preciso chamar atenção. Muitos pais ou avós levam as crianças para escolherem seus próprios presentes. Foque no que mais o público infantil quer ganhar dos seus pais”, aconselha Rodrigues.

Bom atendimento

Uma questão importante, segundo o diretor, é preparar corretamente a equipe de atendimento. “Como muitos sabem, grande parte dos brasileiros deixa tudo para a última hora. E nessa data não será diferente. Se eles procurarem sua loja para informações de produtos ou mesmo compra e sua equipe não estiver preparada para atender todos, provavelmente muitos desistirão da compra”.

Qualificar os profissionais ou contratar temporários é essencial para o consumidor ter uma experiência de compra positiva. “Ele poderá até indicar sua loja para outros pais que ainda não compraram algo”.

Atualização do mercado

Rodrigues ressalta que um erro comum entre os lojistas é achar que o produto mais vendido do ano anterior será o mais procurado neste. É preciso atualizar os produtos e, principalmente, pesquisar quais são os mais desejados pelo público infantil.

“Fique atento com as publicidades e veja quais produtos estão saindo. Em qualquer meio de comunicação, como TV, rádio e internet, você consegue as informações necessárias para ficar por dentro do mercado”, afirmou.

Estratégia

Além do bom atendimento e de vitrines chamativas, algumas estratégias podem ajudar ainda mais a lucrar na véspera do Dia das Crianças. “Primeiramente, a loja deve estar bem organizada, com produtos divididos por idade, sexo e tipo dos produtos. Também, ter alguma atração dentro ou na porta do empreendimento chamará mais atenção dos clientes e instigará a curiosidade das crianças”, diz Rodrigues.

Se puder, invista em um marketing local, como distribuição de panfletos com promoções e propagandas em jornais de bairro. Mas se o tempo é de economizar, a solução é fazer parcerias com outras lojas da rua ou do shopping. “Muitas pessoas pedem indicação para os lojistas se não encontram os produtos desejados. Apenas tome o cuidade de propor parceria com lojas de segmentos diferentes da sua, para não ter efeito contrário”, ressalta.

Aumentar o estoque

Não adianta nada ter pessoal treinado, propagandas com descontos, oferecer os maiores lançamentos e não conseguir suprir a demanda dos últimos dias que antecedem a data. “Nada mais chato ter um produto na vitrine, chamar o cliente para dentro da loja e não ter um bom estoque para oferecer a ele. Sabemos que é sempre arriscado adquirir grande quantidade de produtos e depois sobrar”.

Uma alternativa para esse problema, sugerida por Rodrigues, é propor um trato com seus fornecedores para trocar a mercadoria que sobrou por outros produtos após o Dia das Crianças.