Brasileiros buscam na Copa 'refúgio' para problemas econômicos, diz jornal
SÃO PAULO - A vitória folgada do Brasil sobre a seleção de Camarões na segunda-feira deve prolongar o clima de festa que tem persistido desde que a Copa do Mundo começou. Esta é a visão do "Wall Street Journal", em reportagem intitulada "Euforia com a Copa mascara os problemas econômicos do Brasil".
No texto, o jornal afirma que os brasileiros talvez precisem de todas as distrações possíveis para "esquecer" dos problemas atuais.
O jornal cita o fato de que os economistas reduziram suas previsões para o crescimento do Brasil pela quarta semana seguida, como apontou a última pesquisa Focus do Banco Central, enquanto a inflação parece que ficará "dolorosamente alta" até 2015.
"Essa combinação de baixo crescimento e inflação pressionada é um pesadelo para os governantes", disseram economistas do Santander nesta semana, aponta o jornal.
"Se o Brasil ganhar [a Copa], muito do que foi dito sobre gastos excessivos em estádios e outras coisas será esquecido", diz Erialdo Rosario, 52, dono de uma pequena empresa. "Se perder, é outra história."
Entrevistado pelo WSJ, o sócio do hedge fund STK Capital Pedro Barbosa disse que as medidas econômicas do governo são semelhantes a dirigir um carro em uma colina e, em seguida, mudar para a quarta marcha.
"O modelo econômico do governo seguiu claramente o seu curso e deixou uma péssima combinação de inflação alta, baixo crescimento e altos gastos", disse Barbosa ao jornal. "O jogo de hoje (ontem), em Brasília, foi lindo, um grande show. Mas era quase como um sonho."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.