Bolsas

Câmbio

Veja 7 dicas para montar um bom currículo

  • Getty Images

SÃO PAULO – O currículo é a primeira impressão que uma empresa terá de você. Por isso é preciso ter todo o cuidado e atenção para montar o seu. Evitar problemas como erros de português e colocar informações em excesso são importantes para que você seja visto com bons olhos pelo departamento de recursos humanos.

Confira as dicas de Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, para que seu currículo seja assertivo e eficaz:

1. Formate-o de maneira inteligente

Seu currículo deve ser bem escrito, ter as informações bem organizadas e um design simples. O ideal, segundo Jacob, é que as margens usadas sejam amplas, a fonte do texto limpa e que o negrito e itálico sejam usados de maneira seletiva.

2. Deixe as informações pessoais claras

Logo no início do currículo, coloque dados pessoais – nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil – atualizados para que o recrutador tenha acesso rápido a eles. Não é necessário incluir documentos no currículo, pois eles serão solicitados apenas se o candidato for contratado.

3. Reforce suas qualidades e pontos fortes

É importante que você ressalte suas características positivas, mas da forma certa: em vez de criar uma lista com todas, o que as pessoas normalmente fazem, tente conectá-las com suas experiências profissionais, apontando como colaboraram para sua carreira.

4. Liste as experiências profissionais mais recentes

Dados como a data de admissão e saída, nome da empresa e cargo devem ser citados. Fale sobre sua experiência, realizações e projetos brevemente, ressaltando as metas atingidas.

5. Seja sincero

Não minta em seu currículo, independentemente do quão seja necessário. Essa é uma atitude antiética e que normalmente acaba sendo descoberta pelos departamentos – e, quando descobertas, podem arruinar sua credibilidade.

6. Seja objetivo

Embora o tamanho ideal de um currículo seja discutível, empregadores e especialistas em recrutamento dizem que é o ideal é que tenha no máximo uma ou duas páginas. "Basta ter em mente que, desde que toda a informação necessária esteja lá, quanto menor seu currículo, melhor", explicou Jacob.

7. Faça uma revisão antes de enviar 

Peça para algum amigo mais experiente fazer uma revisão de seu currículo, apontando possíveis deslizes de português ou digitação.

Humor: À procura do funcionário perfeito

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Assine e receba em seu e-mail em dois boletins diários, as principais notícias do dia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos