Bolsas

Câmbio

10 habilidades difíceis de adquirir, mas que valem para a vida toda

  • Getty Images

SÃO PAULO – Não é só de currículo e experiência que vive um profissional. Verdadeiros talentos possuem algumas habilidades que, embora gratuitas, requerem perseverança, tempo e esforço para adquirir.

O site "Business Insider", com base em uma pesquisa do Quora, revelou algumas das mais importantes e que mais "se pagam" ao longo da vida profissional e pessoal. As respostas têm como base a questão: quais são as habilidades mais difíceis e mais úteis de se aprender?

1. Controle do sono

Estabelecer um ritual para aproveitar melhor todos os benefícios de uma boa noite de sono é comprovadamente uma maneira muito eficiente de otimizar todas as atividades diárias para qualquer ser humano.

2. Empatia

A habilidade de envolvimento com outras pessoas é o que separa uma pessoa brilhante para os negócios de um sociopata inteligente. Empatia é, basicamente, a habilidade de sentir o que os outros sentem, e é algo essencial para manter relacionamentos pessoais e profissionais --seja para trabalhos em equipe, vendas ou quaisquer atividades que envolvam mais de uma pessoa.

3. Gestão do tempo

Planejamento e gestão de tempo é uma habilidade útil em qualquer circunstância, e especialmente procurada entre recrutadores. Não existe receita pronta; então, o mais importante é encontrar uma metodologia que funcione para você.

4. Pedir ajuda

Ninguém faz nada sozinho. Tentar achar a solução sozinho quando há outras pessoas que podem ajudar é uma perda de tempo e energia. Saiba quando precisa de ajuda e não hesite em buscá-la --caso contrário, o resultado pode ser desastroso.

5. Consistência

Para qualquer atividade, relacionada a estudo, trabalho ou satisfação pessoal, manter o ritmo é fundamental. Com consistência, os resultados são melhores e chegam mais rapidamente.

6. Autoestima

Demonstrar autoconfiança e falar bem de si mesmo, na medida certa, também é essencial para chamar a atenção na carreira. Acredite em si mesmo e demonstre isso, sem apelar para a prepotência.

7. Atenção aos outros

Saber a hora de parar de falar e escutar o que seu interlocutor tem a acrescentar, além de ser educado, é uma ótima maneira de aprender. Uma dica de especialistas é repetir o que a pessoa acabou de dizer para realmente absorver aquela informação --que pode ser útil no futuro.

8. Não se meter

Focar em seus próprios assuntos e não "meter o nariz" onde não foi chamado é algo que economiza tempo e energia, além de melhorar seu relacionamento interpessoal. Isso vale para fofocas também: resistir a falar dos outros é uma habilidade que agrega valor.

9. Presença real

De acordo com uma pesquisa, durante 47% do tempo as pessoas estão fazendo uma coisa e pensando em outra. Isso afeta até mesmo a nossa felicidade, afirma o pesquisador. Foque no momento atual o máximo possível, por mais que outras coisas pareçam mais interessantes.

10. Falar

Falar em público é difícil para a maioria das pessoas, mas saber fazer isso bem é algo muito interessante e que vale a pena para a vida toda. Invista nessa habilidade e treine o quanto for possível.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos