10 habilidades difíceis de adquirir, mas que valem para a vida toda
SÃO PAULO – Não é só de currículo e experiência que vive um profissional. Verdadeiros talentos possuem algumas habilidades que, embora gratuitas, requerem perseverança, tempo e esforço para adquirir.
O site "Business Insider", com base em uma pesquisa do Quora, revelou algumas das mais importantes e que mais "se pagam" ao longo da vida profissional e pessoal. As respostas têm como base a questão: quais são as habilidades mais difíceis e mais úteis de se aprender?
1. Controle do sono
Estabelecer um ritual para aproveitar melhor todos os benefícios de uma boa noite de sono é comprovadamente uma maneira muito eficiente de otimizar todas as atividades diárias para qualquer ser humano.
2. Empatia
A habilidade de envolvimento com outras pessoas é o que separa uma pessoa brilhante para os negócios de um sociopata inteligente. Empatia é, basicamente, a habilidade de sentir o que os outros sentem, e é algo essencial para manter relacionamentos pessoais e profissionais --seja para trabalhos em equipe, vendas ou quaisquer atividades que envolvam mais de uma pessoa.
3. Gestão do tempo
Planejamento e gestão de tempo é uma habilidade útil em qualquer circunstância, e especialmente procurada entre recrutadores. Não existe receita pronta; então, o mais importante é encontrar uma metodologia que funcione para você.
4. Pedir ajuda
Ninguém faz nada sozinho. Tentar achar a solução sozinho quando há outras pessoas que podem ajudar é uma perda de tempo e energia. Saiba quando precisa de ajuda e não hesite em buscá-la --caso contrário, o resultado pode ser desastroso.
5. Consistência
Para qualquer atividade, relacionada a estudo, trabalho ou satisfação pessoal, manter o ritmo é fundamental. Com consistência, os resultados são melhores e chegam mais rapidamente.
6. Autoestima
Demonstrar autoconfiança e falar bem de si mesmo, na medida certa, também é essencial para chamar a atenção na carreira. Acredite em si mesmo e demonstre isso, sem apelar para a prepotência.
7. Atenção aos outros
Saber a hora de parar de falar e escutar o que seu interlocutor tem a acrescentar, além de ser educado, é uma ótima maneira de aprender. Uma dica de especialistas é repetir o que a pessoa acabou de dizer para realmente absorver aquela informação --que pode ser útil no futuro.
8. Não se meter
Focar em seus próprios assuntos e não "meter o nariz" onde não foi chamado é algo que economiza tempo e energia, além de melhorar seu relacionamento interpessoal. Isso vale para fofocas também: resistir a falar dos outros é uma habilidade que agrega valor.
9. Presença real
De acordo com uma pesquisa, durante 47% do tempo as pessoas estão fazendo uma coisa e pensando em outra. Isso afeta até mesmo a nossa felicidade, afirma o pesquisador. Foque no momento atual o máximo possível, por mais que outras coisas pareçam mais interessantes.
10. Falar
Falar em público é difícil para a maioria das pessoas, mas saber fazer isso bem é algo muito interessante e que vale a pena para a vida toda. Invista nessa habilidade e treine o quanto for possível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.