Bolsas

Câmbio

9 dicas para fazer a mala em uma viagem de negócios

  • Getty Images

SÃO PAULO – Qualquer pessoa que viaja a trabalho sabe que cada segundo da viagem é essencial e tudo o que for possível fazer para agilizar a estadia fora de casa é de grande ajuda. A começar pela mala.

Alguns empresários compartilharam com o site Business Insider suas dicas de como arrumar uma mala com tudo necessário e que agilize a vida durante uma viagem a trabalho. Confira a seguir.

1. Opte por poucas cores

Faça sua mala com apenas uma paleta de cores, e preferencialmente algum tom escuro. São duas coisas a menos para se preocupar: não é necessário pensar em combinações e cores escuras escondem as manchas ou pequenas sujeiras, caso algum imprevisto ocorra.

2. Tenha um kit de elementos essenciais

Uma reunião de última hora ou um jantar de negócios fora do previsto são comuns em viagens a trabalho. Por isso é importante ter um kit de elementos essenciais e variados sempre em mãos. Então mantenha seus pertences de higiene pessoal, cabos e carregadores necessários para seus dispositivos eletrônicos e documentos sempre por perto caso precise por algum motivo.

3. Verifique o peso da sua mala em casa

Verifique sempre o limite de peso de bagagem da companhia aérea a qual você vai utilizar e verifique o peso da sua mala antes de chegar no aeroporto.

4. Dois ternos são o suficiente 

Para os homens, dois ternos devem ser mais que o suficientes para a viagem. Com as trocas de camisa, não tem nenhum problema em manter os mesmos ternos.

Para as mulheres o ideal são dois blazers e para cada um par de calça e um de saia, sendo que um pode ser usado já na ida, para evitar mais bagagem.

5. Aprenda a dobrar sem amassar

Uma dica para minimizar os vincos de um terno é dobrá-lo de dentro para fora e envolvê-lo em torno de itens macios, para não pressionar o tecido e não amassar muito durante a viagem. Além disso, você pode levar um cinto a mais para colocar no colarinho da camisa para evitar que ele forme vincos e marcas.

Em vez de dobrar suas roupas, uma opção é enrolar as camisas e calças a fim de economizar espaço e evitar vincos nas roupas.

6. Divida a bagagem por pesos dentro da mala

Coloque os itens mais pesados, perto das rodas da mala, e a pilha mais leve de roupas por cima, para manter a bolsa equilibrada. Assim, os itens mais pesados não esmagam os mais leves e as roupas amassam menos.

7. Sapatos e espaços extras

Os sapatos podem ser usados como um espaço para colocar as meias ou algum objeto do mesmo tamanho, para preservar o formato do sapato e economizar espaço

8. Bateria portátil

Em uma viagem de negócios é importante garantir que a bateria de seus aparelhos dure até a chegada ao ponto de destino. Carregue tudo antes de embarcar ou tenha em mãos carregadores portáteis.

9. Cópias

Por precaução, sempre leve consigo uma cópia de seu passaporte, carteira de motorista entre outros documentos necessários ou tenha foto deles salvas no celular.

Caso algo for perdido, o processo de recuperação dos itens será infinitamente mais fácil. E na mesma linha, sempre tenha cópias de apresentações e documentos do trabalho. É sempre bom prevenir.

Cariocas trabalham em casa para evitar o caos olímpico

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos