7 dicas para convencer pessoas e alavancar sua carreira

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SÃO PAULO - A capacidade de influenciar os outros é importante na vida pessoal e também no trabalho. O site "Business Insider" listou 7 métodos de persuasão para você conquistar o seu espaço no trabalho e impulsionar sua carreira:

1. Use apresentações visuais

Há várias formas de convencer as pessoas para atingir seu objetivo. Uma boa forma de argumentar é com elementos visuais, como gráficos, apresentações ou mesmo usar uma lousa para exemplificar suas ideias de forma um pouco mais concreta.

Um estudo da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, comprovou que as pessoas prestam mais atenção e se convencem mais com os dados expostos em gráficos do que em textos.

"Todos os recursos visuais utilizados no estudo foram gráficos no estilo liso e com cores claras, montados de maneira simples, de modo que o poder de eloquência na apresentação não tenha nada a ver com design extravagante ou grandes produções. Eles foram eficazes porque falaram com o cérebro em sua língua nativa", explica o responsável pelo estudo feito na Universidade, Stephen Meyer.

2. Faça as pessoas se sentirem bem

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, quando temos uma sensação boa sobre alguém estamos mais propensos a sermos convencidos por essa pessoa.

Durante uma conversa ou apresentação, fazer com que a pessoa se sinta confortável no ambiente e em relação a você é fundamental para ser persuasivo.

3. Use a linguagem corporal

Você compraria um produto de um vendedor que está cabisbaixo, muito inquieto e evitando contato visual? Provavelmente não.

A linguagem corporal desse vendedor projeta uma falta de confiança. Você pode estar enganado, mas não tem como saber.

Se você quiser ser convincente, tem que controlar sua linguagem corporal para que ela passe confiança sobre o que você está falando. 

4. Seja repetitivo - com limites

A repetição pode ser um recurso irritante, ainda mais em textos. E em conversas é extremamente incômodo falar com uma pessoa que repete a mesma coisa muitas vezes.

No entanto, a repetição nos discursos e apresentações pode virar uma ferramenta muito útil. Muitos oradores e palestrantes empregam artifícios retóricos que envolvem a repetição. Sinta-se livre para adotar métodos assim quando quiser enfatizar e deixar claro seu ponto.

5. Faça com que as pessoas queiram lhe ajudar

Um estudo da Associação Americana de Psicologia concluiu que reciprocidade é um fator fundamental para persuasão.

E faz todo sentido. As pessoas tendem a se sentirem mais confortáveis ao apoiarem os indivíduos que fizeram algo por elas.

6. Não reclame demais, nem faça exigências

Quando você quer convencer alguém de algo, pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre o que ambos desejam na negociação.

Você não pode ser muito passivo, nem muito agressivo. Mas, muitas vezes, tentar agir com naturalidade e honestidade sobre seus objetivos é a melhor escolha para conseguir convencer o outro lado. Não reclame muito sobre o que é proposto, nem faça exigências demais, tente sempre solucionar. 

7. Seja diferente

O que faz o diamante ser tão valioso? A escassez. Assim, mostre algo que só você tem, uma novidade na forma de apresentar algo, uma ideia ou técnica que sejam inovadoras, e até mesmo um argumento "fora da caixinha".

 

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