Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Agência que baixou nota dos EUA melhora avaliação do Brasil

Do UOL Economia, em São Paulo

25/08/2011 16h16

A agência de classificação de risco Standard & Poor's aumentou para "positiva" a perspectiva da nota brasileira em moeda local. A avaliação anterior era "estável".

A mudança foi feita com base num aperfeiçoamento da metodologia de avaliação de governos, disse a agência nesta quinta-feira.

A agência S&P é a mesma que reduziu, no dia 5 deste mês, a nota da dívida pública dos Estados Unidos, algo inédito na história. A qualificação do crédito americano passou de "AAA" para "AA+", diante da crescente dívida e do pesado deficit no orçamento.

A decisão anunciada agora não significa um aumento imediato da nota. A perspectiva "positiva" do Brasil significa que um aumento da nota é possível entre 12 e 18 meses.

A S&P afirma que essa avaliação considera que os fatores que garantem a estabilidade macroeconômica do país continuarão se fortalecendo nos próximos anos, com redução gradual das limitações fiscais e do risco a choques externos.

"Boas perspectivas de crescimento a longo prazo, combinado com a melhora da liquidez externa e a expansão do mercado de capitais local podem reforçar a capacidade do governo de gerenciar mudanças repentinas e adversas nas condições econômicas globais", acrescenta a agência.

Atualmente, a S&P classifica a dívida brasileira em moeda local como "BBB+". O rating em moeda estrangeira é "BBB-", com perspectiva positiva.

Agências falharam durante a crise de 2008

As agências de classificação de risco, que dão notas para países, empresas e negócios, determinando sua suposta credibilidade financeira, foram muito criticadas por terem falhado na crise global de 2008/2009.

(Com informações de Reuters e Valor)