Instituto faz mutirão para atender a reclamações de consumidores em SP
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promove neste sábado (19) um evento de orientação sobre consumo em São Paulo.
O projeto "Idec na Rua" será realizado no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073) das 11h às 15h e é destinado ao público em geral, e não só aos associados do instituto. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Os advogados do Idec darão orientações individuais sobre problemas de consumo, ajudando os interessados a resolver problemas.
Haverá, ainda, a distribuição de material informativo para os consumidores.
Plano de saúde lidera lista de queixas há 11 anos
O setor de planos de saúde lidera há 11 anos o ranking das queixas mais comuns que os consumidores levam ao Idec.
No ano passado, as principais reclamações foram relativas a reajuste de mensalidade e negativa de cobertura por parte dos planos.
Queixas sobre produtos eletroeletrônicos ocupam o segundo lugar da lista, e se referem principalmente a problemas na entrega e com a troca de produtos com defeito.
No terceiro lugar entre os setores que receberam mais reclamações, aparece o financeiro. Os consumidores reclamam, principalmente, de problemas relativos a cartões de crédito e pacotes de serviços oferecidos pelos bancos.
A dificuldade de desbloqueio do aparelho de telefone celular para uso de chip de outra operadora é a principal queixa dos consumidores no setor de telecomunicações, também entre os mais contestados no Idec.
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