IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Propagandas de Natal: reveja e vote na sua favorita

Maria Carolina Abe

Do UOL Economia, em São Paulo

02/12/2011 06h00

Natal é uma 'época de paz e harmonia', mas também a data mais importante do ano para quem vende. Com as festas de fim de ano na agenda e o 13º no bolso, o consumidor vai às compras de presentes para os outros, ou para si mesmo.

"Por isso há uma grande competição pelo consumidor nessa divisão de bolo, ou melhor, do panetone", diz Julio Moreira, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Muitas empresas aproveitam o fim de ano para divulgar anúncios seja tentando vender seus produtos, ou para fixar a marca e transmitir valores.

"As redes de varejo seguem sempre a mesma tradição e às vezes são até piegas", diz Moreira. "Se você quer se diferenciar da multidão, tem que montar alguma coisa inovadora."

Porém, na opinião do professor, há muito tempo não se vê nada marcante em termos de propaganda de fim de ano.

"Parece que todo ano tem que ser a mesma coisa, sempre os mesmo jingles e os mesmos símbolos: papai Noel, neve, árvore de Natal...". Para ele, falta ousadia e criatividade.

Hipopótamo dançando Jennifer Lopez em Portugal

Como um exemplo de campanha de Natal recente inovadora, o professor Luis Moreira cita o caso do supermercado Continente, de Portugal.

A rede varejista usou como personagem um hipopótamo, chamada Popota, dançando ao som dos 'hits' do momento. Este ano, Popota dança uma música da cantora Jennifer Lopez.

Propaganda do supermercado Continente, de Portugal.