Consumidor brasileiro ganha tratamento diferenciado em Miami, segundo 'NYT'
Em uma cidade com forte presença latina, nenhum grupo é tão “cortejado e mimado” em Miami (Flórida, EUA) quanto os brasileiros, afirma o jornal norte-americano “The New York Times” na edição desta quarta-feira (28).
A Flórida é o principal destino dos brasileiros que vão aos Estados Unidos, e eles são os turistas estrangeiros que lideram os gastos por pessoa, segundo o jornal -à frente de franceses, britânicos e alemães.
Em 2010, 1,2 milhões de brasileiros deixaram nos EUA US$ 5,9 bilhões, o equivalente a US$ 4.940 para cada pessoa. Apenas os viajantes da Índia e da China ultrapassam esse valor por pessoa, mas China e Índia ainda enviam aos EUA menos turistas do que o Brasil.
Entre os motivos da "mão aberta" do brasileiro o “NYT” lista a economia em expansão --em oposição à crise nos EUA e na Europa--, o aumento da classe média, o encanto do brasileiro pelo luxo e os preços mais baixos de imóveis e produtos nos EUA em relação ao Brasil.
Os visitantes brasileiros “gastam milhões de dólares em condomínios de férias, roupas, jóias, móveis, carros e obras de artes”, segundo o jornal.
Em contrapartida, as empresas da Flórida têm buscado formas de agradar esses clientes e encorajá-los a gastar cada vez mais. O jornal cita, como exemplo, imobiliárias que oferecem também serviços como decoração de interiores, além de assessoria jurídica e consultoria sobre visto.
Já os shopping centers investem para que o brasileiro sinta-se em casa: contrataram vendedores que falam português e adotaram o idioma também nas placas e pontos de informação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.