IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

EUA firmam acordo de US$ 25 bi com cinco bancos por abusos em hipotecas

Do UOL, em São Paulo

09/02/2012 17h10

Cinco bancos de grande porte dos Estados Unidos vão oferecer compensação a donos de casas por abusos na execução de hipotecas, num acordo de US$ 25 bilhões. O acordo é considerado a maior resolução federal já acertada nesse setor.

A resolução, anunciada nesta quinta-feira (9) no Departamento de Justiça dos EUA, selou mais de um ano de negociações após term surgido evidências, no final de 2010, de que os bancos haviam assinado milhares de documentos aprovando execuções de hipoteca sem as revisarem adequadamente.

O acordo representa o "último passo para corrigir os erros que levaram ao colapso do mercado imobiliário e à crise econômica em nosso país", disse o promotor geral Eric Holder ao anunciar o compromisso.

O governo de Barack Obama espera que a resolução alivie a situação do setor de hipotecas, porque forçará bancos a reduzir o número delas. Estima-se que um em cada quatro devedores deve mais de hipoteca do que vale sua residência.

A resolução sobre moradias dá ao presidente Barack Obama uma chance de mostrar que seu governo está disposto a mostrar força perante os grandes bancos e ajudar os americanos comuns a sobreviver diante da crise de hipoteca do país.

Para os bancos, o acordo dá fim a acusações civis e do governo a respeito de execuções de hipotecas falhas e má conduta. Entre as instituições envolvidas no acordo, estão Bank of America, Wells Fargo, JPMorgan, Citigroup e Ally Financial.

Embora o acordo com 49 Estados e agências federais seja notável por seu escopo, o valor é minúsculo se comparado ao valor de moradias, e os bancos ainda enfrentam uma grande quantidade de processos relacionados a hipotecas.

(Com informações da Reuters e France Presse)