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Uísque vira 'luxo acessível' para nova classe média

Maria Carolina Abe

Do UOL, em São Paulo

16/04/2012 07h00

O aumento de renda dos brasileiros somado à disseminação de drinques feitos com uísque foi a receita certa para impulsionar o consumo do destilado no Brasil. As empresas responsáveis pela importação e distribuição de uísque comemoram os bons resultados e apostam em um potencial de crescer ainda mais, com a bebida virando um "luxo acessível". 

“Os fatores que estão influenciando esse cenário são o crescimento econômico do país, o crescimento da classe C e também a cultura de drinques com uísques, que vem se disseminando”, afirma Colin Kavanagh, diretor de marketing da Pernod Ricard Brasil. A multinacional francesa é responsável por marcas como Chivas, Teacher´s, Natu Nobilis e Ballantine’s.

Em 2011, a Pernod Ricard - registrou um crescimento de 40% no Brasil com suas principais marcas internacionais.

O brasileiro está consumindo bebidas mais caras, segundo a Diageo, responsável pela marca Johnnie Walker, entre outras. A marca cresceu 30% no país no último ano fiscal e o Brasil foi o mercado que apresentou o maior crescimento para o uísque Johnnie Walker Red Label no mundo. 

A marca Ballatine’s registrou crescimento de 24%. Já a Chivas (entre R$ 100 e R$ 1.400) teve alta de 42% nas vendas por aqui.

A bebida “está na moda” e é um “símbolo de status”, diz a gerente de comunicação da  Scotch Whisky Association (Associação de Uísque Escocês), Rosemary Gallagher.