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Gasto de brasileiro com serviços como manicure dobra em 9 anos

Do UOL, em São Paulo

07/05/2012 18h14

Os gastos dos brasileiros com a contratação de serviços dobraram nos últimos nove anos. Os dados são de um estudo feito pelo Instituto Data Popular com base em dados do IBGE de 2002 a 2011.

As despesass com cabeleireiros, manicures e lavanderias, entre outros serviços contratados esporadicamente, tiveram crescimento de 106,8%

Alguns tipos de serviço subiram ainda mais e puxaram o crescimento. Alguns exemplos são os gastos com manutenção do lar, como TV por assinatura, telefonia, energia elétrica, consertos de eletrodomésticos e móveis. Esse grupo todo registrou crescimento de 169,3%.

Segundo o estudo, em 2002 os brasileiros gastaram R$ 837 bilhões com serviços no país. O gasto com serviços em 2011 foi 101,4% maior, chegando a quase R$ 1,7 trilhão.

No mesmo período, de acordo com o Data Popular, os gastos com a compra de bens de consumo cresceram 27,6%, passando de R$ 627 bilhões, em 2002, para pouco mais de R$ 800 bilhões em 2011.

Mais de 80% da nova classe média pouparia se tivesse mais dinheiro

O Data Popular também pesquisou a intenção de consumo dos brasileiros para os próximos meses, comparando a média nacional com os desejos exclusivos da população da nova classe média.

Segundo o estudo, 83,5% dos consumidores da nova classe média poupariam dinheiro se sua renda dobrasse. A média entre todos os brasileiros é de 80%.

Ainda de acordo com os dados do Data Popular, se a renda dobrasse, 80% dos consumidores da classe C comprariam móveis e eletrodomésticos com o dinheiro extra. Esse índice é bem menor, de 26,2%, se forem considerados os brasileiros de todas as faixas de renda.

Entre os grandes desejos de consumo da nova classe média aparecem, ainda, a realização de cursos, as viagens e a compra de roupas e calçados.

O Instituto Data Popular considera que os brasileiros que pertencem à nova classe média são aqueles com renda individual entre R$ 324 e R$ 1.387 e renda familiar média de R$ 2.295.