IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Venda de medicamentos genéricos cresce 22% no 1º semestre

Do UOL, em São Paulo

31/07/2012 11h21

As vendas de medicamentos genéricos cresceram 21,7% no primeiro semestre de 2012 no comparativo com o mesmo período de 2011, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos). Foram comercializadas, no período, 321 milhões de unidades contra 264 milhões nos seis primeiros meses de 2011.

Os genéricos são cópias de medicamentos cujas patentes já expiraram e custam, em média, 45% menos que os medicamentos de referência.

De acordo com a entidade, as vendas em genéricos somaram R$ 5,1 bilhões nos seis primeiros meses do ano contra R$ 3,8 bilhões em igual período do ano passado, apresentando um salto de 33,1%. 

Para a presidente da associação, Telma Salles, os genéricos funcionam como porta de entrada para o mercado farmacêutico. “Quem antes não podia comprar medicamento começa pelos genéricos”, diz.

Em 2012, a PróGenericos estima crescimento das vendas na casa dos 25%. “A exemplo dos anos anteriores, devemos ter um segundo semestre com ritmo mais forte de crescimento”, diz Salles.

Participação regional

De acordo com a PróGenéricos, estudos mostram que, apesar de expressiva participação de mercado nas regiões Sul e Sudeste do país, os genéricos ainda não beneficiam amplamente as populações das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

“A participação desses Estados nas vendas do segmento é bem inferior à média nacional, o que demonstra que os consumidores ainda não se beneficiam dos principais atributos dos genéricos, que são preço e qualidade”, diz Salles.