Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Cartões de loja devem crescer 90% em quatro anos

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 06h00

Os cartões de loja devem registrar um crescimento de 90% em quatro anos no Brasil. O motivo será, sobretudo, o aumento do consumo da população de baixa renda.

A estimativa é de um estudo feito pela escola de negócios Iese Business School, de Barcelona, na Espanha. Um dos pesquisadores é o brasileiro Paulo Rocha e Oliveira, professor-assistente no departamento de Marketing do Iese.

"Os cartões de loja são uma evolução do 'fiado' informal e dos 'carnês de loja'. Eles atraem consumidores que não têm acesso ao crédito em outros canais, como empréstimos bancários e cartões de crédito tradicionais", diz Oliveira.

O fato de os cartões de loja oferecerem outros serviços embutidos também atrai clientes, afirma Oliveira. "Os clientes são atraídos pelos serviços e benefícios que os portadores do cartão recebem. Esses serviços e benefícios podem incluir acesso a promoções especiais, cupons de desconto ou acesso a eventos exclusivos", declara.

Para Oliveira, o mercado tende a continuar crescendo porque hoje os cartões estão restritos às grandes redes.

"Existe um número elevado de pequenos e médios varejistas que ainda não têm cartões. Esses varejistas estão começando a aprender sobre os benefícios potenciais dos cartões de loja, principalmente quando usados em combinação com programas de fidelidade e estratégias de relacionamento com clientes."