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Idec lança site que avalia atuação dos 6 maiores bancos

Do UOL, em São Paulo

31/10/2012 16h06

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou nesta quarta-feira (31) uma nova edição do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), um site que apresenta o desempenho das seis maiores instituições financeiras do país: Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Itaú e Santander.

Os bancos foram avaliados por meio de um questionário sobre a política que adotam em relação aos consumidores, trabalhadores e os critérios socioambientais que seguem para a concessão de financiamentos.

Os três temas avaliados resultaram em classificações que vão de "ruim" a "muito bom". A avaliação “ruim” foi registrada em 48% dos casos. Em seguida, obteve-se o resultado “muito ruim” em 24% das situações.

A classificação “regular” ocupa 15% dos casos, enquanto o resultado “bom” ocorre em apenas 11% das vezes. O resultado “muito bom” ocorreu para apenas 1% dos temas analisados.

Os bancos não comentaram a pesquisa individualmente. A Febraban (entidade que reúne as instituções) iria divulgar uma nota, que ainda não havia sido distribuída até a conclusão desta reportagem.

No bloco consumidores, as questões da pesquisa referem-se a cinco temas: relacionamento com o consumidor; produtos e serviços; práticas para cobrança de dívidas; concessão de crédito e venda responsável.

O Idec diz que avaliou nesses temas desde o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e normas do Banco Central a eventuais ações extralegais de sustentabilidade adotadas pelos bancos nessas áreas.

Na área de consumidores, metade dos bancos foi classificada como “ruim”:  Bradesco, CEF e HSBC. O Itaú e o Santander tiveram “regular”, e só o Banco do Brasil foi avaliado como “bom”.

O pior desempenho no bloco foi no critério venda responsável, no qual, com exceção do Santander (classificado como regular), todos foram considerados muito ruins. O péssimo resultado também ocorreu na avaliação das políticas para cobrança de dívidas da CEF e do HSBC; na outra ponta, o BB foi avaliado como “muito bom” nesse quesito.

No site do GBR ,  o internauta pode conferir os resultados completos de seu banco, entender o motivo de cada nota, e compará-lo com os demais. Além disso, o site conta com uma ferramenta de interação entre o consumidor e as instituições financeiras.

Com ela, o cliente  pode manifestar sua insatisfação com as políticas e práticas socioambientais de seu banco enviando um "cartão amarelo" a ele.

O site foi concebido om apoio da organização holandesa Oxfam Novib, e a metodologia desenvolvida em parceria com as seguintes entidades: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT); Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); e Instituto Observatório Social (IOS).