Fabricantes de roupas regionais vestem atores de "Flor do Caribe"
A nova novela das 18h da Rede Globo tem servido de vitrine para empresas potiguares, participantes do projeto setorial de confecções do Sebrae no Rio Grande do Norte. As peças fabricadas pelas marcas Areia Dourada, Anna Marcolina e a Avohai entraram no figurino de "Flor do Caribe".
As roupas aliam moda, cultura e regionalismo e ressaltam os valores e a identidade local, o que agradou a produção da emissora, já que a novela tem como cenário as belas paisagens do Rio Grande do Norte. A exposição na emissora tem proporcionado bons negócios para as empresas.
O empresário Delcino Mascena não tem do que reclamar. A marca Avohai tem vestido atrizes, como Grazi Massafera, Daniela Escobar e Débora Nascimento. A empresa forneceu 400 peças para serem utilizadas no figurino de Flor do Caribe.
Bastaram os primeiros capítulos da novela ir ao ar e o empresário já recebeu propostas de lojistas interessados em representar a marca em Brasília (DF), Belém (PA), Maceió (AL) e Salvador (BA). Atualmente, a Avohai tem três lojas em Natal (RN) e uma em João Pessoa (PB).
O plano de expansão prevê outras cinco lojas até o fim do ano, sendo três delas em Recife (PE).
“A participação no projeto Natal Pensado Moda, do Sebrae, foi fundamental para abrir portas e direcionar as nossas coleções para serem produzidas com valor agregado, unindo identidade própria e cultura local”, diz Delcindo Mascena.
A marca participou desde a primeira edição do projeto, que foi criado em 2009 para dar mais competitividade às indústrias de confecção do Rio Grande do Norte. A iniciativa teve o estilista mineiro Ronaldo Fraga como principal consultor.
As negociações da Avohai com a produção da Rede Globo no ano passado aconteceram no estande do projeto Natal Pensando Moda, durante o Fashion Business, no Rio de Janeiro.
Logo depois, saias, vestidos, blusas e shorts com aplicações em pedrarias e vários tipos de bordados chegaram ao elenco global. “Fiquei muito feliz porque nossas últimas coleções foram todas baseadas em temas regionais”, entusiasma-se o empresário.
As coleções Um Amor de Verão, Quermesse e Sal da Terra ressaltam as praias, as paisagens e os hábitos e costumes dos moradores do Estado.
Para a gestora do projeto de confecções do Sebrae no Rio Grande do Norte, Verônica Melo, o resultado reforça que agregar valor ao produto é a saída para se destacar no mercado.
“Isso comprova que o projeto foi importante ao dar as orientações necessárias para as marcas adquirirem um nível de maturidade suficiente e competir em igualdade com grandes empresas”.
De acordo com a gestora, a participação dos empreendimentos nos principais salões e eventos de moda do Brasil gera abertura de mercado e também uma exposição na mídia.
Verônica Melo ressalta ainda que outras duas empresas do projeto –Areia Dourada, que produz moda praia, e Ana Marcolina, especializada em moda feminina– também enviaram peças para compor o figurino da novela.
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