IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Aluguel em SP sobe 9,9% em um ano, acima da inflação, mostra pesquisa

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 12h00

O valor dos alugueis subiu 9,9% nos últimos 12 meses na cidade de São Paulo, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP). A alta é bem superior à da inflação no mesmo período. 

De setembro de 2012 a agosto deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou acumulado em 6,09%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em agosto, na comparação com julho, a alta média do aluguel foi de 1,7%, de acordo com o Secovi-SP.

Imóveis de um quarto têm maior alta

Os valores dos imóveis de um quarto foram os que tiveram a maior alta: de 2%, em média, entre julho e agosto. O aluguel dos imóveis de dois quartos teve aumento médio de 1,6% e, no caso dos imóveis de três quartos, a alta média foi de 1,4% de um mês para o outro.

Segundo o Secovi, alguns proprietários estão com dificuldade para alugar casas e apartamentos, mas, mesmo assim, têm elevado os preços.

"Talvez isso ocorra por causa da percepção de que a inflação está em alta. Com medo da inflação, o proprietário estaria pedindo um aluguel maior", diz, em nota, Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.

Fiador foi garantia mais usada

A pesquisa do Sindicato da Habitação também mostra quais são os tipos de garantias de aluguel mais usados na cidade de São Paulo.

O fiador foi a modalidade mais usada em agosto (47,5% das moradias locadas). A caução foi usada por 32% das pessoas que alugaram imóveis no mês passado e o seguro-fiança, por 20,5%.

Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas. O prazo médio, nesse caso, variou de 14 a 33 dias. Os apartamentos foram alugados em um prazo médio de 19 a 38 dias.