UOL ganha prêmio de provedor de internet que mais respeita o consumidor
Do UOL, em São Paulo
13/12/2013 09h00
O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, ganhou o prêmio de provedor de internet que mais respeita o consumidor. A pesquisa que apontou esse resultado foi feita pela empresa Shopper Experience em parceria com a revista "Consumidor Moderno". É a quarta vez que o UOL fica em primeiro lugar no ranking, elaborado desde 2003.
AS EMPRESAS VENCEDORAS
CATEGORIA | VENCEDOR |
Alimentos | Nestlé |
Artigos esportivos | Adidas |
Banco (varejo) | Caixa |
Bandeira de cartão de crédito | Mastercard |
Carros de luxo | Volvo |
Carros nacionais | Volkswagen |
Celular | Apple |
Cerveja | Ambev |
Companhia aérea | TAM |
Construtora e incorporadora | Queiroz Galvão |
Editora | Abril |
Eletrodoméstico | Electrolux |
Eletroeletrônico | Samsung |
Emissora de TV | Record |
Empresa de benefício refeição | VR |
Empresa de seguro residencial/automóvel | Caixa Seguros |
Empresa de seguro saúde e/ou assistência médica | Porto Seguro |
Fabricante de material de construção | Tigre |
Farmácia | Pague Menos |
Fast food | China in Box |
Financeira/crédito pessoal | Caixa |
Fornecedor de energia | AES Eletropaulo |
Fornecedor de gás de botijão | Liquigás |
Fornecedor de gás encanado | Comgás |
Higiene e limpeza da casa | Bombril |
Higiene pessoal e perfumaria | O Boticário |
Hipermercado | Walmart |
Indústria de calçados | Arezzo |
Indústria farmacêutica | Novartis |
Jornal | O Estado de S. Paulo |
Loja virtual | Netshoes |
Loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos | Magazine Luiza |
Loja de material de construção | Tend Tudo |
Loja de roupas (têxtil) | Marisa |
Notebooks, ultrabooks e tablets | Apple |
Operadora de banda larga fixa | GVT |
Operadora de banda larga móvel | GVT |
Operadora de telefonia fixa | GVT |
Operadora de telefonia móvel | Vivo |
Posto de Combustível | Ipiranga |
Previdência privada de bancos | Caixa |
Provedor de internet | UOL |
Refrigerante | Ambev |
Serviço público | Correios |
Supermercado | Zaffari |
TV por assinatura | Sky |
- * Fonte: Shopper Experience/Consumidor Moderno
No total, 1.682 pessoas foram entrevistadas pela internet para a pesquisa "Empresas que mais respeitam o consumidor - Edição 2013".
Consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia participaram do estudo.
A pesquisa foi feita com homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos, que já tiveram experiência com as empresas listadas. Eles tiveram de avaliar as empresas de acordo com a experiência real que tiveram no uso de bens e serviços.
UOL é o vencedor da categoria pela quarta vez
O UOL foi o vencedor na categoria provedores de internet, empresas que fornecem acesso à rede e serviços de e-mail.
É a quarta vez que o UOL fica em primeiro lugar na avaliação dos clientes. A empresa também teve a melhor avaliação da categoria em 2007, 2010 e 2012.
Segundo os resultados, os fatores que pesaram no bom posicionamento foram agilidade no atendimento em qualquer canal (como internet ou telefone); funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e sempre gentis no contato com o cliente; produtos de boa qualidade; e serviços de qualidade.
Neste ano, Terra e Oi Internet foram o segundo e o terceiro colocados na mesma categoria.
"Esse prêmio é muito importante porque mostra que o cliente reconhece o UOL como uma empresa que tem produtos e serviços de qualidade", diz Myrian Naime, diretora de Relacionamento com Clientes do UOL.
"Além disso, a pesquisa avalia o relacionamento do consumidor com a empresa. Quando a experiência do usuário no contato com a empresa é boa, isso ajuda a aprimorar o relacionamento e tornar essa relação mais duradoura."
Segundo ela, o UOL recebe, todos os meses, 1 milhão de contatos de clientes por telefone, e-mail ou chat.
46 categorias foram avaliadas
Na lista de empresas que ficaram em primeiro lugar em suas categoria estão, entre outras: Nestlé (alimentos); Apple (celular); Samsung (eletroeletrônicos); Electrolux (eletrodomésticos); Netshoes (loja virtual); Vivo (operadora de telefonia móvel); O Boticário (higiene pessoal e perfumaria); Walmart (hipermercados); e Sky (TV por assinatura).
Para o publisher da revista "Consumidor Moderno" e especialista em relações de consumo, Roberto Meir, a pesquisa "traz um indicador da visão do cliente sobre a forma como as empresas tratam seus consumidores".
Isso é importante, diz ele, porque essa análise vai além da percepção que o consumidor tem das marcas.
"O grau de relevância dessa pesquisa está na avaliação do conceito do termo respeito", diz ele, em nota.
Vencedores vão ganhar selo
As empresas que ocuparam as primeiras posições em suas categorias vão ganhar um selo que poderá ser usado em sua comunicação durante o próximo ano.
A entrega do prêmio está marcada para esta sexta-feira (13), em São Paulo.