IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Gerdau faz investimento bilionário em siderúrgica na Argentina para 2016

Do Clarín, em Buenos Aires

05/03/2014 18h03

A companhia brasileira Gerdau, líder mundial em aços longos, decidiu ampliar sua capacidade produtiva na Argentina. Nesta semana, anunciou um investimento de 1,52 bilhão de pesos.

O CEO da empresa, Andrés Gerdau Johannpeter, prometeu aos ministros de Gabinete (Casa Civil), Jorge Capitanich, e da Economia, Axel Kicillof, que a nova siderúrgica começará a operar em 2016 e empregará cem pessoas.

Aproximadamente 30% do montante do investimento é composto por créditos do programa chamado "Bicentenário", oferecidos pelo governo argentino com taxa subsidiada.

A Gerdau afirmou que desta forma substitui 1,2 bilhão de pesos em importações. A siderúrgica será construída na cidade de Pérez, em Santa Fe. E terá uma capacidade instalada anual de 650 mil toneladas de aço.

“A Argentina é um mercado estratégico“, explicou Gerdau Johannpeter, em visita à Argentina.

A Gerdau já tem uma fábrica de laminação em Pérez, na província argentina de Santa Fe, com capacidade instalada de 260 mil toneladas por ano, cujos produtos são utilizados na indústria metal-mecânica (maquinários e setor automotivo) e na construção, em obras de infraestrutura e moradias.

A nova fábrica industrial terá uma superfície de 34 mil metros quadrados edificada em um terreno de 145 hectares que a Gerdau comprou nos arredores da cidade de Pérez, a 20 quilômetros de Rosário, na mesma província.

Com 45 mil funcionários em nível mundial e uma capacidade de 25 milhões de toneladas de aço, a Gerdau tem fábricas em 14 países e cotas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri.

Texto originalmente publicado no site do Clarín em português.