Justiça manda KLM emitir passagens Brasília-Amsterdã vendidas por R$ 640
Uma decisão da Justiça de Mato Grosso do Sul obriga a empresa Decolar.com e a companhia aérea KLM a emitirem três passagens aéreas vendidas por cerca de um terço do preço normal devido a um erro de sistema.
Três moradores de Campo Grande --um advogado, uma engenheira civil e um estudante-- desembolsaram R$ 1.922, no total, por três passagens de ida e volta entre Brasília e Amsterdã, na Holanda. Portanto, cada bilhete custou pouco mais de R$ 640. A compra foi feita em 1º de dezembro do ano passado.
Na sequência, os consumidores receberam um e-mail do site Decolar.com com os números das solicitações de compras e os recibos, além da informação de que os bilhetes eletrônicos seriam emitidos em 24 horas. Porém, isso não aconteceu.
Quatro dias depois, a KLM chegou a emitir um comunicado garantindo a emissão de todas as passagens. Mesmo assim, os três clientes entraram em contato com as duas empresas e foram informados de que suas passagens já haviam sido canceladas. Eles, então, decidiram recorrer à Justiça.
Decisão fere o Código de Defesa do Consumidor
Na decisão, o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva argumenta que a recusa em arcar com as passagens fere o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor. Segundo ele, "toda informação ou publicidade (…) obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado".
Em nota, a Decolar.com informou que não comenta casos que ainda estejam em processo de julgamento e que "não interfere na composição dos valores e ofertas praticados pelas empresas parceiras, tendo a agência o papel de intermediadora no processo de compra".
Também em nota, a KLM se limitou a dizer que a companhia "se manifestará nos autos do processo".
A decisão é liminar e ainda cabe recurso.
Erro no sistema aconteceu na "Cyber Monday"
A oferta de passagens aéreas com preços mais baixos coincidiu com a data conhecida como Cyber Monday, usada pelo comércio varejista online para campanhas promocionais.
Por isso, muitos clientes acreditaram que o valor mais baixo das passagens aéreas realmente se tratava de uma promoção.
No mesmo dia, a KLM informou que houve um "erro sistêmico de carregamento de preços". Mesmo assim, muitas pessoas conseguiram emitir os bilhetes. Em alguns voos, segundo a companhia, todos os assentos foram reservados.
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