Conta de luz no RJ sobe a partir de hoje; alta em 2015 atinge 56%
A conta de luz vai ficar mais cara no Rio de Janeiro a partir deste sábado (7). A alta será de 17,2% para clientes residenciais e de 15,9% para indústrias.
O aumento atinge 3,7 milhões de casas e empresas localizadas em 31 municípios do Rio de Janeiro e atendidas pela distribuidora de eletricidade Light
Na quinta-feira (5), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 16,78% nas tarifas da Light.
O custo da compra de energia foi o item que mais influenciou o reajuste da Light, segundo o diretor da Aneel José Jurhosa. A valorização do dólar também teve impacto, porque os contratos da usina de Itaipu e os de térmicas movidas a gás são cotados em dólar.
As contas da Light já tinham subido neste ano. Em fevereiro, a Aneel aprovou um reajuste extraordinário de 22,48% nas tarifas da companhia.
Alta será de 56% neste ano
A tarifa de energia da companhia neste ano subirá, ao todo, 56% na comparação com o ano passado. O cálculo inclui o reajuste extraordinário concedido em fevereiro, o aumento aprovado agora e as bandeiras tarifárias, que acrescentam R$ 4,50 a cada 100 kWh de consumo, segundo o presidente da Light, Paulo Roberto Pinto.
Segundo o executivo, desse aumento de 56% apenas 1,9% efetivamente ficarão no caixa da empresa. O restante é destinado à cobertura de diversos custos, como a compra de energia.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.