IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Dezenas de voos da British Airways seguem cancelados após pane no sistema

28.mai.2017 - Passageiros esperam para fazer o check-in no Terminal 5 de Heathrow, em Londres - Neil Hall/Reuters
28.mai.2017 - Passageiros esperam para fazer o check-in no Terminal 5 de Heathrow, em Londres Imagem: Neil Hall/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/05/2017 10h30

Dezenas de voos da British Airways permanecem cancelados neste domingo (28) no aeroporto londrino de Heathrow, enquanto outros puderam decolar com atraso, como consequência da falha ocorrida no sábado no sistema informático da companhia aérea, que ainda trabalha nos reparos.

Uma porta-voz do aeroporto declarou que, "após o problema global com o sistema informático da British Airways, hoje são esperados atrasos e cancelamentos de voos da companhia aérea".

"Antes de sair para o aeroporto, os passageiros que deveriam partir hoje devem comprovar o estado do seu voo", disse a fonte. A recomendação é que as pessoas que tiveram os voos cancelados no sábado não voltem ao aeroporto até que tenham outra reserva.

28.mai.2017 - Passageiros dormem no Terminal 5 de Heathrow, em Londres - Neil Hall/Reuters - Neil Hall/Reuters
Passageiros dormem no Terminal 5 de Heathrow
Imagem: Neil Hall/Reuters


Em Heathrow, o aeroporto mais movimentado da Europa e situado ao oeste de Londres, cerca de 90 voos decolaram e 36 foram suspensos neste domingo, enquanto em Gatwick, ao sul da cidade, 17 voos decolaram e nenhum foi cancelado, mas atrasos de cerca de 30 minutos foram registrados.

Há ainda muito atraso e muitas pessoas esperando em Heathrow, onde alguns passageiros passaram a noite, enquanto as estações de trem de Londres também registram longas filas de pessoas que optaram por viajar por terra.

28.mai.2017 - Placar de voos no Terminal 5 do aeroporto de Heathrow, em Londres - Neil Hall/Reuters - Neil Hall/Reuters
Placar de voos no Terminal 5 do aeroporto de Heathrow
Imagem: Neil Hall/Reuters


Os aeroportos de Heathrow e Gatwick oferecem um calendário atualizado dos voos programados pela internet, e advertiram aos clientes que não se desloquem ao aeroporto antes de confirmar que o voo sairá.

British Airways informou que espera restabelecer neste domingo "quase todos os serviços" dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick.

Ao mesmo tempo em que aumentam as queixas de passageiros, devido aos atrasos e cancelamentos de voos, a empresa também paga um preço alto pelos custos do alojamento e da comida que é obrigada a oferecer aos clientes prejudicados.

Nos aeroportos de Londres, dezenas de viajantes expressavam sua insatisfação nas redes sociais.

"É o caos no terminal 5 de Heathrow. Meu voo está atrasado desde ontem, e não tenho nenhuma informação ou ajuda da parte da BA", escreveu uma passageira no Twitter.

"Ajudaria-nos saber se nosso voo foi cancelado. A título de informação, tudo o que temos até agora é um policial que nos repeliu", tuitou Tom Joyce, questionando a empresa.

Outros passageiros que conseguiram um assento em um voo se voltaram contra a British Airways depois de constatar problemas com as bagagens.

"Você reembolsam bagagem perdida? Ainda tenho que viajar esta semana, e minha mala ainda está em Londres, eu não tenho nenhuma informação sobre a data de entrega", reclamou Stephen Lepitak no Twitter.

A companhia já sofreu outros problemas deste tipo em julho e setembro do ano passado, provocando atrasos importantes. (Com agências internacionais)