Correios devem lançar em junho serviço que facilita compra em sites dos EUA
Claudia Varella
Colaboração para o UOL, em São Paulo
04/04/2018 18h31
Os Correios devem lançar em junho um serviço para ajudar consumidores brasileiros que queiram comprar em sites dos Estados Unidos --muitos deles não entregam seus produtos por aqui. Chamado de Compra Fora, o serviço deve fazer o meio de campo entre o comprador brasileiro e o site americano. A compra poderá ser entregue nos EUA a um parceiro dos Correios, que encaminhará a encomenda ao Brasil.
A estimativa é que o tempo de entrega caia dos 40 dias, atualmente, para 25 dias, estima os Correios. Os valores do frete ainda não foram definidos.
Na primeira etapa do projeto, o serviço deve ser implantado apenas nos EUA. Futuramente, o Compra Fora poderá contemplar também Ásia e Europa, segundo os Correios.
Leia também:
- Privatizar os Correios? Concurso oferece R$ 5.000 para melhor solução
- Azul compra aviões que podem ajudar Correios com compras online
- 5 direitos que o consumidor tem mesmo e 5 que ele só pensa que tem
Restrições
Os Correios alertam que o "objeto continua sujeito aos procedimentos aduaneiros no Brasil", e que não será possível enviar objetos com frete grátis ou sem rastreamento. "Para esse serviço, somente serão admitidos envios de objetos com rastreamento completo", declaram os Correios.
Os produtos que não têm a importação permitida no Brasil também estão vetados. Veja a lista aqui.
Credenciamento de parceiros nos EUA
O Compra Fora irá fornecer ao cliente um endereço de uma empresa parceira credenciada nos Estados Unidos. Hoje, para comprar em sites que não entregam no Brasil, o consumidor precisa que alguma pessoa ou empresa receba a compra e repasse a mercadoria para o Brasil.
De acordo com os Correios, o edital de credenciamentos dos parceiros americanos está aberto. Em função da atual prática do mercado, diz a instituição, a expectativa é de que a maioria dos parceiros esteja localizada na Flórida.